Reconhecendo meu habitat: análise de padrões e comportamentos de estudantes sobre Educação Matemática e Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130868386Palavras-chave:
Ambiente, Matemática, EducaçãoResumo
Na educação formal, a complexidade ambiental abre caminho para um olhar interdisciplinar, não linear, privilegiando o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. O estudo propôs investigar concepções sobre a matemática e questões ambientais ligadas à realidade local, apresentadas a partir de padrões e comportamentos de estudantes do 6º ano e 9º ano do ensino fundamental II. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e de caráter exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado aplicado junto a 88 estudantes de uma unidade escolar de ensino fundamental II, inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA), no Litoral Norte do Estado da Bahia. A proposta metodológica para a detecção dos comportamentos e / ou padrões apresentados pelos estudantes, deu-se com perguntas de cunho socioambiental relacionadas à comunidade local, a fim de compreender a percepção ambiental dos estudantes sobre os problemas ambientais gerais e locais. Os estudantes apresentam uma visão positiva ao considerarem que relacionar questões ambientais à matemática poderá contribuir para uma melhor compreensão de mundo. Para os 93% dos estudantes do 6º ano e 100% dos estudantes do 9º ano a responsabilidade de cuidar do meio ambiente é de todos (N = 4; x = 1,091; ѕ = ± 0,494). Assim, nota-se a importância de estudos continuados acerca do objetivo proposto para acompanhamento e da aplicabilidade no campo empírico.
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