Inovação no ensino superior: um estudo comparativo sobre a educação inovadora em um curso de graduação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130843400Palavras-chave:
Currículo, Graduação Inovadora, InterdisciplinaridadeResumo
O presente estudo busca refletir sobre a inovação no ensino superior, ao considerar a mudança das propostas curriculares nos cursos de graduação, neste caso, no curso de Administração em uma Instituição de Ensino privada em São Gabriel/RS. Essa proposta proporciona ao aluno a experiência cobrada pelo mercado de trabalho. Diante deste contexto e importância buscou-se um estudo comparativo sobre a Educação Inovadora em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Com um estudo de caso, realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva e de abordagem quali-quantitativa, através de método de observação e entrevistas buscou-se verificar qual a percepção dos alunos que migraram para o currículo da Graduação I e especificamente procurou-se identificar os objetivos do novo currículo da IES através dos documentos oficiais; discutir a prática pedagógica por meio de metodologias ativas de aprendizagem; e analisar a percepção que o professor tem do educando no processo de aprendizagem. Após o desenvolvimento da pesquisa, foi possível perceber que a nova metodologia de ensino, especificamente o componente curricular Projeto Integrador, preencheu uma lacuna no curso de graduação com relação a falta de interdisciplinaridade. Porém, existem muitos desafios a enfrentar com relação a comunicação do grupo e comprometimento constante dos alunos.
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