Inovação no ensino superior: um estudo comparativo sobre a educação inovadora em um curso de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130843400

Palavras-chave:

Currículo, Graduação Inovadora, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente estudo busca refletir sobre a inovação no ensino superior, ao considerar a mudança das propostas curriculares nos cursos de graduação, neste caso, no curso de Administração em uma Instituição de Ensino privada em São Gabriel/RS. Essa proposta proporciona ao aluno a experiência cobrada pelo mercado de trabalho. Diante deste contexto e importância buscou-se um estudo comparativo sobre a Educação Inovadora em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Com um estudo de caso, realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva e de abordagem quali-quantitativa, através de método de observação e entrevistas buscou-se verificar qual a percepção dos alunos que migraram para o currículo da Graduação I e especificamente procurou-se  identificar os objetivos do novo currículo da IES através dos documentos oficiais; discutir a prática pedagógica por meio de metodologias ativas de aprendizagem; e analisar a  percepção que o professor tem do educando no processo de aprendizagem. Após o desenvolvimento da pesquisa, foi possível perceber que a nova metodologia de ensino, especificamente o componente curricular Projeto Integrador, preencheu uma lacuna no curso de graduação com relação a falta de interdisciplinaridade. Porém, existem muitos desafios a enfrentar com relação a comunicação do grupo e comprometimento constante dos alunos.

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Biografia do Autor

Keter Fagundes Bauermann, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Pós-Graduada em Educação: Práticas de Ensino Interdisciplinares pela Universidade Federal do Pampa. Pós-Graduanda em MBA Gestão de Projetos pela Anhanguera Educacional.

Carlos Alberto Xavier Garcia, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Eduardo Pastorio, Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel, São Gabriel, RS

Doutorando em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialização em andamento em Educação do Campo pela Faculdade São Braz.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Bauermann, K. F., Garcia, C. A. X., & Pastorio, E. (2020). Inovação no ensino superior: um estudo comparativo sobre a educação inovadora em um curso de graduação. Revista Monografias Ambientais, 19, e6. https://doi.org/10.5902/2236130843400