A Inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na prática pedagógica de uma escola municipal do município de Vila Nova do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130820646Palavras-chave:
Inclusão, Formação, Alunos com NEEResumo
Este trabalho tem por objetivo trabalhar a socialização, humanização e orientação dos professores e funcionários sobre a importância da inclusão escolar, bem como analisar as relações sobre a inclusão na escola e identificar as principais barreiras reconhecidas para a inserção de alunos com necessidades educacionais especiais em turmas de ensino regular. Os procedimentos metodológicos constituíram em um plano de intervenção composto por oficinas, entrevista e uma palestra. A análise apontou que os educadores da escola pública municipal de Vila Nova do Sul possuem uma visão de integração e não de inclusão e reconhecem a falta de formação, políticas públicas e comprometimento para que a inclusão ocorra,de fato. Dessa forma, embora muito se tenha falado sobre Inclusão Escolar, esse processo vai além do simples ato de colocar um aluno com NEE dentro da escola regular, essa ação deve prever um comprometimento coletivo da escola e dos agentes envolvidos, bem como um projeto-político-pedagógico e o planejamento da formação continuada para os servidores da educação. Assim, conclui-se que com formação e comprometimento a educação inclusiva mesmo com sua complexibilidade poderá acontecer de maneira coerente contribuindo assim para mudar a sociedade, incluindo seus cidadãos de maneira mais justa.
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