Reconhecendo meu habitat: análise de padrões e comportamentos de estudantes sobre Educação Matemática e Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130868386

Palavras-chave:

Ambiente, Matemática, Educação

Resumo

Na educação formal, a complexidade ambiental abre caminho para um olhar interdisciplinar, não linear, privilegiando o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.  O estudo propôs investigar concepções sobre a matemática e questões ambientais ligadas à realidade local, apresentadas a partir de padrões e comportamentos de estudantes do 6º ano e 9º ano do ensino fundamental II. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e de caráter exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado aplicado junto a 88 estudantes de uma unidade escolar de ensino fundamental II, inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA), no Litoral Norte do Estado da Bahia. A proposta metodológica para a detecção dos comportamentos e / ou padrões apresentados pelos estudantes, deu-se com perguntas de cunho socioambiental relacionadas à comunidade local, a fim de compreender a percepção ambiental dos estudantes sobre os problemas ambientais gerais e locais. Os estudantes apresentam uma visão positiva ao considerarem que relacionar questões ambientais à matemática poderá contribuir para uma melhor compreensão de mundo. Para os 93% dos estudantes do 6º ano e 100% dos estudantes do 9º ano a responsabilidade de cuidar do meio ambiente é de todos (N = 4; x = 1,091; ѕ = ± 0,494). Assim, nota-se a importância de estudos continuados acerca do objetivo proposto para acompanhamento e da aplicabilidade no campo empírico.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Silva de Souza Baqueiro, Universidade Católica do Salvador

Mestra em Planejamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador, Brasil. Atua na Educação Básica ensinando Matemática,
Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal de Camaçari/BA, Brasil.

Moacir Santos Tinôco, Universidade Católica do Salvador

Biólogo, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1995), diplomado em Manejo de Espécie Ameaçadas pela Universidade de Kent, Reino Unido (apoio WWF/DWCT)(1998), especialização em Turismo Ecológico, Gerenciamento Ambiental e Educação Ambiental, 1994, 1997 e 1999, respectivamente, pela UCSAL, mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (2004) e aperfeiçoamento em Biologia da Conservação de Anfíbios pela DWCT, Jersey (2006). Doutorado em Biologia da Conservação, com ênfase no Manejo da Biodiversidade do Durrell Institute for Conservation Ecology,Escola de Antropologia e Conservação na Universidade de Kent em Canterbury, Inglaterra, Reino Unido, o curso teve bolsa da UCSAL e da UKC. Pós Doutorado em Ecologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação e professor adjunto da graduação e de pós graduação da Universidade Católica do Salvador, coordenador do Centro de Ecologia e Conservação Animal - ECOA, membro do IUCN - Species Survival Commission / SSC e parceiro internacional do Amphibian Ark/UICN.

Patricia Carla Barbosa Pimentel, Universidade Católica do Salvador

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2016) e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2006) pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Graduação em Ciências Biológicas (2001) e Especialização em Gerenciamento Ambiental (2002) pela Universidade Católica do Salvador.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Souza Baqueiro, A. C. S. de, Tinôco, M. S., & Pimentel, P. C. B. (2023). Reconhecendo meu habitat: análise de padrões e comportamentos de estudantes sobre Educação Matemática e Ambiental. Revista Monografias Ambientais, e68386. https://doi.org/10.5902/2236130868386

Edição

Seção

EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA

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