Educação ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta para conhecimento do passivo ambiental

Autores

  • Wolney Roza Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Djalma Dias da Silveira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084968

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Passivo Ambiental, Projeto de pesquisa, Matemática

Resumo

O presente artigo é baseado na monografia intitulada EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA PARA CONHECIMENTO DO PASSIVO AMBIENTAL, DO CURSO DE Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, apresentada no dia 16 de dezembro de 2011. Esta monografia trabalhou a Educação Ambiental em dois momentos distintos: no primeiro momento buscou-se o conhecimento técnico sobre passivo ambiental e, através de uma pesquisa não estruturada a situação do município nesta questão. No segundo momento procurou-se mostrar uma forma de aplicação da Educação Ambiental dentro do ensino da Matemática. Para tanto, foi escolhida uma proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795 de 27/04/99) que utiliza a temática ambiental de forma transversal com a disciplina de Matemática. Isto se deu através da elaboração de um projeto de pesquisa, realizada por alunos do ensino médio da escola estadual de ensino médio Engenheiro Parobé, abordando o tema da produção, ou não, de um passivo ambiental na indústria, na saúde e na gestão pública do município. Assim, pretende-se estabelecer uma ligação entre as funções e a álgebra da Matemática Elementar numa tentativa de mostrar um caminho para a educação ambiental. Com levantamentos de dados sobre o passivo ambiental construíram-se gráficos, tabelas e relações percentuais para uma análise quantitativa e para visualização do comportamento da taxa de produção do lixo e dos recursos destinados a solução deste problema. A Matemática contextualizando com a temática ambiental é uma forma não só de dinamizar as aulas tornando-as mais interligadas e relacionadas com o contexto ambiental local e global, mas também como forma de estudar os problemas ambientais e ecológicos despertando a consciência discente para o uso racional dos recursos naturais, construindo assim um modelo de educação voltada à cidadania socioambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wolney Roza Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Aluno do curso de Especialização em Educação Ambiental.

Referências

ARMANI, Domingos. Como Elaborar Projetos? Guia Prático para a Elaboração e Gestão de Projetos Sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo – Gaia, 2004.

DEMO, Pedro. Avaliação e democracia. Artigo encartado na revista ABC Educatio - ano 7, n° 56, maio de 2006.

FAMURS. Gestão Pública Municipal. Orientações nas ações municipais no meio ambiente. Planejamento integrado, estratégico e sustentado. Coletânea básica de legislação ambiental. RGS, 2005.

FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios / Paulo Freire. – 5. ed. – São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões da nossa época; v.23).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção leitura).

LUTZENBERGER, José: Manual de ecologia: do jardim ao poder: Vol. I, Porto Alegre: L&PM, 2004. PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSISNO MÉDIO. Ensino Médio. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em 22 Mar. 2011.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 12.305, de 2 agosto de 2010. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636. Acesso em 22 Ago.2010.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em 22 Set. 2010.

RIO GRANDE DO SUL. Assembléia Legislativa do Estado. Código Estadual da Meio Ambiente. Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Grupo de Trabalho. Agosto, 2000.

SANTOS, A. R. dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

Downloads

Publicado

2012-03-12

Como Citar

Gonçalves, W. R., & Silveira, D. D. da. (2012). Educação ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta para conhecimento do passivo ambiental. Revista Monografias Ambientais, 6(6), 1433–1444. https://doi.org/10.5902/223613084968

Edição

Seção

ARTIGOS