A saudade ecologicamente correta: a educação ambiental e os problemas ambientais em cemitérios
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613082766Palavras-chave:
Educação Ambiental, Cemitério, NecrochorumeResumo
Dificilmente alguém sabe ou imagina que os cemitérios possam causar grandes impactos ambientais e danos à saúde pública. A decomposição da matéria orgânica gera um líquido viscoso, de cor acinzentada-acastanhada e com odor acre e fétido, o necrochorume. Portanto, os cemitérios são depósitos de cadáveres humanos que necessitam de uma destinação correta, pois a degradação dos mesmos pode constituir inúmeros focos de contaminação. Através de uma revisão bibliográfica objetivou-se levantar dados sobre os impactos ambientais ocasionados pela construção de cemitérios, bem como avaliar as inter-relações deste assunto com os riscos à saúde pública à luz da educação ambiental. Analisando a literatura especializada, constata-se que o processo de decomposição dos corpos pode comprometer a qualidade do solo e águas subterrâneas causando alterações físicas, químicas e biológicas, além de tornar o ambiente propício a disseminação de doenças infecto-contagiosas. Será que não se pode lidar com a morte de uma forma ecologicamente correta?
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. M. de. Parâmetros Físico-Químicos de Caracterização de Contaminação do Lençol Freático por Necrochorume. Seminário de Gestão Ambiental. Juiz de Fora/MG. 2005. Disponível em: http://www.tratamentodeagua.com.br/r10/Lib/Image/art_125263061_contaminacao_por_necrochorume.pdf. Acesso em: 21 dez. 2010.
BUZZATTE, J. D. Aspectos socioeconômicos e jurídicos quanto à perfuração de poços tubulares na cidade de Santa Maria frente ao tesouro subterrâneo armazenado: o Aqüífero Guarani. Santa Maria, RS: [s.n.], 2009.
CAMPOS, A. P. S. Avaliação do potencial de poluição no solo e nas águas subterrâneas decorrentes da atividade cemiterial. São Paulo: [s.n.], 2007.
CANTO, L. S. do. Vulnerabilidade da água subterrânea em cemitério tipo Parque Jardim de Santa Maria – RS. Santa Maria. 2008.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: [s.n.], 1996a.
CAPRA, F. Ecologia profunda: um novo paradigma: crise de percepção: a teia da vida. São Paulo: [s.n.], 1996b.
CEMITÉRIO. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cemit%C3%A9rio. Acesso em: 06 abr. 2010.
CEMITÉRIOS como fonte potencial de contaminação das águas subterrâneas região de Cuiabá e Várzea Grande. Mato
Grosso: FUNASA, 2007. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/internet/arquivos/biblioteca/cemitFonte.pdf. Acesso em: 21 out. 2010.
CEMITÉRIO e impacto ambiental. Disponível em: www.acempro.com.br/temp/Cemiterio_e_Impacto.pdf. Acesso em: 28 jun. 2010.
CEMITÉRIO e meio ambiente. Disponível em: http://cemiterioemeioambiente.blogspot.com/2008/10/cemitrioorigem-da-palavra.html. Acesso em: 29 jun. 2010.
CREMAÇÃO. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crema%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 16 de ago. 2010.
CREMATÓRIO. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crema%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 16 de ago. 2010.
EDUCAÇÃO ambiental como instrumento da conscientização ecológica. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/5417/1/A-Educacao-Ambiental-Como-Instrumento-DaConscientizacao-Ecologica-Publica/pagina1.html#ixzz0w8E5nX7Q. Acesso em: 20 out. 2010.
LUIZARI, R. A; CAVALARI, R. M. F. A contribuição do pensamento de Edgar Morin para a educação ambiental. Educação. Teoria e Prática, Rio Claro, SP, v. 11, p. 7-13, 2003.
MATOS, B. A. Avaliação da ocorrência e do transporte de microorganismos no aqüífero freático do cemitério de Vila Nova Cachoeirinha, município de São Paulo. São Paulo. 2001.
NECRÓPOLE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Necr%C3%B3pole&oldid=22619349. Acesso em: 21 dez. 2010.
OLIVEIRA, V. L de. Perspectivas da Educação Ambiental e suas contribuições. Educando em Mogi, São Paulo, ano 6, n. 34, p. 20, 2007.
PACHECO, A. Os cemitérios e o ambiente. São Paulo: [s.n.], 2006. Disponível em: http://noticias.ambientebrasil.com.br/artigos/2006/03/21/23638-os-cemiterios-e-o-ambiente.html. Acesso em: 20 nov. 2010.
PACHECO, A. Os cemitérios e meio ambiente. [tema de livre docência]. São Paulo: Instituto de Geociências da USP, 2000.
PACHECO, A. Os cemitérios como risco potencial para as águas de abastecimento. Revista Spam. 1986.
PACHECO, A.; SILVA L. M., MATOS B. A. Resíduos de cemitérios: um problema, também, social. Revista Limpeza Pública. 1999.
PIMENTEL, F. S. A Educação Ambiental como instrumento da conscientização ecológica pública. 2008. Disponível em: http://www.webartigos.com. Acesso em: 15 abr. 2010.
PIRES, A. S.; GARCIAS, C. M. São os cemitérios a melhor solução para a destinação dos mortos?. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS, 4., 2008, Brasília. Anais. Brasília : [s.n.], 2008.
ROMANÓ, E. N. de L. Cemitérios: passivo ambiental medidas preventivas e mitigadoras. Disponível em: http://www.sobrade.com.br/eventos/2005/visinrad/palestras/elma_romano_cemiterio.pdf. Acesso em: 21 jul. 2010.
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos, SP: [s.n.], 2004. Disponível em: http://www.defatima.com.br/site/conteudo/novidades/artigo%20educa%E7%E3o.htm. Acesso em: 04 dez. 2010.
SILVA, R. S. da. Educação e saúde: semeando ações ambientais junto às crianças e cuidadores no Lar Acalanto – Santa Maria/RS. [S.l.: s.n.], 2010.
SILVA, R. W. da Costa. Aplicação do método da eletrorresistividade na investigação e mapeamento da contaminação por cemitérios – o exemplo do cemitério de vila Rezende, Piracicaba/SP. Revista Brasileira de Geofísica, v. 27, n. 1, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.