Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133836098Resumo
A partir de 2019 a publicação da Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional será no formato contínuo e não mais organizada em números específicos. As submissões recebidas passarão pela avaliação e, se aprovadas, serão revisadas, formatadas e publicadas num único volume que ficará aberto durante todo ano. Com isso, a Regae afirma-se na versão online, de acesso aberto e registrada em importantes bases nacionais e internacionais.
A Regae é mantida pela Universidade Federal de Santa Maria e publicada, desde 2009. Tem como cobertura temática as áreas de administração escolar, políticas e avaliação educacionais e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.
O objetivo prioritário da revista é divulgar resultados de pesquisas realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação, bem como oportunizar a publicização de experiências de professores e dirigentes de instituições escolares.
A revista está hospedada no portal de revistas da Universidade Federal de Santa Maria. O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, tradução licenciada do Open Journal Systems - OJS -, o que permite o acesso aberto.
Em alguma medida pode-se afirmar que esta mudança editorial é a continuidade do projeto iniciado em 2007, por ocasião do 1º Seminário Internacional de Gestão Educacional, realizado no âmbito do curso de especialização em Gestão Educacional, mantido pelo Centro de Educação da UFSM. Nesta ocasião, a intenção do periódico, além de ofertar um material especializado na área temática, era disseminar textos escritos por estudantes e professores do curso.
O curso de especialização em Gestão Educacional existe há cerca de três décadas na UFSM e no decorrer deste tempo contribuiu para a promoção de discussões acerca da educação brasileira, bem como promoveu oportunidades de pesquisa e estudo para dezenas de estudantes. Desde 2016 estas atividades se incrementaram com a implantação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional.
Em 2009 foram publicados dois números da revista. Depois disso, o projeto ficou paralisado até 2013, quando uma nova equipe editorial assumiu como atividades com vistas a reestruturar, atualizar e dar continuidade ao projeto ao periódico. Agora, com o formato de publicação contínua e o registro em importantes indexadores, procure iniciar uma fase de expansão do número de artigos publicados e uma maior visibilidade junto ao público alvo. Com isso espera-se cumprir a missão de constituir-se promover a divulgação de estudos relacionados com políticas e gestão educacional.
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