A educação de surdos e o ensino de arte no contexto da escola bilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X72147

Palavras-chave:

Surdos, Ensino, Arte Surda

Resumo

O ensino de Arte, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresenta as quatro linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) de modo integrado e na perspectiva do lúdico. O estudo tem por objetivo analisar o ensino de Arte na educação de crianças surdas na perspectiva da escola bilíngue. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Participaram da pesquisa uma professora e sete alunos de uma escola bilíngue de surdos localizado no Paraná. Analisou-se os dados em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, entrevistas e aplicação de atividades, analisados sob a ótica da análise de conteúdo. Concluiu-se que o ensino de Arte, para os estudantes deve surdos deve ocorrer desde o início da sua escolarização, e por meio do ensino de Arte, encontrar uma forma de efetivar a sua comunicação, a sua demonstração de sentimentos e a construção de significados. Destaca-se a importância do ensino de Arte dentro das salas de aula de uma escola bilingue e o quanto essa disciplina tem a contribuir no que diz respeito ao desenvolvimento educacional dos estudantes surdos.

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Biografia do Autor

Renan de Bastos Andrade, Federal University of Technology – Paraná

Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2008) - Licenciatura e Bacharelado. Possui Certificação como Proficiente no Uso e Ensino da Libras expedido pelo MEC/UFSC (2008). Especialista em Educação Bilingue para Surdos e Especialização em Arte e Educação Instituto Paranaense de Ensino, Instituto, Brasil, pelo Instituto Paranaense de Educação (2011). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, campus Ponta Grossa. Desde 2010 como Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Apucarana. Além de ministrar aulas em cursos de Pós Graduação, tem experiência no ensino da Língua Brasileira de Sinais para ouvintes. Atua desde 2013 como Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos.

Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos, Federal University of Technology – Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2009). Estágio doutoral na Université de Technologie de Compiègne França - Centre d'Innovation Tecnologique (2008). Mestre em Tecnologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PPGTE (2002). Graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1984). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT - Mestrado e Doutorado, professora pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção PPGEP. Atua nos cursos de Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica e Bacharelado em Ciência de Computação. Membro do Conselho da Pró-Reitoria de Assuntos Empresariais e Comunitárias - COEMP - UTFPR (2014 a 2016). Assistente Editorial do International Journal of Organization and Innovation (2012 até o presente). Ministrou palestras no curso de Mestrado na Universidade de Lyon (2013) e é autora de livro sobre Inovação Tecnológica e Educação. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR Câmpus Ponta Grossa (2016 - atual).

Renata da Silva Dessbesel, Federal University of Technology – Paraná

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2009). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba (2013). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2016). Mestre em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, Santa Maria/RS (2013). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR - Ponta Grossa (2021). Professora do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos. Membro do GruCoPEM - Grupo Colaborativo de Pesquisa e Estudos em Matemática - UTFPR e membro do Grupo de Pesquisa O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência - UTFPR. Membro do Grupo de Trabalho Diferença, Inclusão e Educação Matemática (GT13) da SBEM. Pesquisas na Educação Matemática e Educação Especial, com foco na Educação de Surdos.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

Andrade, R. de B., Matos, E. A. S. Ávila de, & Dessbesel, R. da S. (2023). A educação de surdos e o ensino de arte no contexto da escola bilíngue. Revista Educação Especial, 36(1), e53/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X72147