O fato da consciência moral na preleção sobre Metafísica dos Costumes de 1820 de Arthur Schopenhauer
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378688215Palavras-chave:
Metafísica dos costumes, Moral, Ética, Consciência moralResumo
A partir do texto da tradução da preleção sobre a metafísica dos costumes lançada em junho de 2024 pela editora da Unesp, apresento um exame dos conceitos de “Gewissensangst” e “Reue” como contrapontos ao conceito de lei moral. Pretende-se demonstrar que Schopenhauer ao afirmar a existência de um sentido moral para as ações humanas indica o sentimento de remorso como fundamento para tal sentido e legitimidade da moralidade, negando veementemente a possibilidade de uma doutrina do dever baseada na ideia de uma lei moral, opondo-se, assim, à ética kantiana. Essa oposição perpassa todo o texto da metafísica dos costumes figurando como uma tópica da preleção de 1820.
Downloads
Referências
SCHOPENHAUER, A. Arthur Schopenhauers sämtliche Werke.Hrsg. von Paul Deussen. Munique: R. Piper, 1911-1942.
SCHOPENHAUER, A. Arthur Schopenhauers handschriftlicher Nachlaß. Philosophische Vorlesungen -Metaphysik der Sitten. Munique: R. Piper, 1911-1942. p. 367-584.
SCHOPENHAUER, A.O mundo como vontade e como representação. Tomo I. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
SCHOPENAHUER, A. Sobre o fundamento da Moral. Tradução: Maria Lucia Cacciola. Editora Martins Fontes, 1995.
SCHOPENHAUER, A. Metafísica dos Costumes, Tradução: Eli Vagner Francisco Rodrigues. São Paulo: Editora da Unesp, 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eli Vagner Francisco Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).