Asseidade e orgulho: introdução à proposta de uma nova interpretação sobre a liberdade moral a partir da metafísica da vontade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378666521Palavras-chave:
Asseidade, Liberdade, OrgulhoResumo
Este artigo é dividido em dez seções. Das seções 1 a 4, faz-se uma reconstrução da teoria schopenhaueriana da liberdade. Será mostrado que Schopenhauer adota uma definição negativa de liberdade, sendo esta a simples ausência de necessidade. A partir da quinta seção, mostramos que esta definição é insuficiente, pois a liberdade negativa restringe-se à inação. Em seguida, busca-se a partir de Schopenhauer uma definição positiva de liberdade. Julgamos encontrá-la na identidade entre Ser e Querer, pela qual o agente quer-se de acordo com aquilo que se é, mas também é de acordo com aquilo que quer ser. Esta correspondência entre Ser e Querer — que também pode ser chamada de asseidade — encontra corroboração no sentimento de orgulho.
Downloads
Referências
ALIGHIERI, D. A divina comédia. Tradução de Fábio M. Alberti. Porto Alegre: L&PM, 2004.
BECKER, J. K. (org.). Briefwechsel zwischen Arthur Schopenhauer und Johann August Becker. Leipzig: F. A. Brockhaus, 1.883.
BÍBLIA. Romanos. 50. edição. Tradução de Matheus Hoepers. São Paulo: Vozes, 2005.
CHESTERTON, G. K. Ortodoxia. Tradução de Francisco Nunes. Jandira, SP: Principis, 2019.
EINSTEIN, A. Como vejo o mundo. Tradução de H.P. de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
FAZIO, D. M. Um epistolário filosófico: a correspondência entre Schopenhauer e Johann August Becker. Tradução de Maria Eugenia Verdaguer. In: Voluntas: Revista Internacional de Filosofia - Santa Maria - Vol. 9, n. 1, jan.-jun. 2018, pp. 24-38.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução, introdução e notas de Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial e Barcarolla, 2009.
LEWIS, C. S. Mere christianity. Fiftieth anniversary edition. Londres: HarperCollins Publishers, 2002.
NIETZSCHE, F. Menschlisches, Allzumenschlisches: ein Buch für freier Geister. 8. edição. Leipzig: C. G. Naumann, 1900.
Publicado
Versões
- 2022-03-17 (2)
- 2021-12-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Voluntas: Revista Internacional de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).