Schopenhauer e a sabedoria "para a vida no mundo"
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378633955Palavras-chave:
Sabedoria, Caráter, EudemonologiaResumo
Atualmente, diversas discussões sobre o pensamento de Schopenhauer têm se voltado para novas interpretações de sua filosofia. Esses estudos tomam um rumo diferente das conclusões extremamente pessimistas de seu modelo ético-metafísico, emergentes de sua obra principal, O mundo como vontade e representação. Essas discussões se dirigem para uma nova esfera de reflexões sobre a vida prática, isto é, sobre o que poderíamos chamar de uma filosofia prática para a vida do indivíduo no mundo.Downloads
Referências
ALONSO, Juan David Mateu. La filosofia politica y su trasfondo ontologico en la obra de Arthur Schopenhauer. (Tese de doutorado). Universidad de Valencia, Valência, 2012.
BARBOZA, Jair. Uma terapia para ser menos infeliz no inferno: sabedoria de vida e prudência em Schopenhauer. In: Revista AdVerbum 3(2) Ago a Dez de 2008: pp. 119-124.
CACCIOLA, M. L. M. e O. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Edusp, 1994.
BRUM, José Thomaz. O pessimismo e suas vontades: Schopenhauer e Nietzsche. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
CARTWRIGHT, David E. Schopenhauer: a biography. New York: Cambridge University press, 2010.
CHEVITARESE, Leandro. Schopenhauer e os Cínicos: elementos do cinismo na eudemonologia de Schopenhauer. In: Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer - Vol. 3, nº 1 e nº 2, pp. 20-29, 1º e 2º semestres de 2012.
DEBONA, Vilmar. Schopenhauer e as formas da razão. São Paulo: Annablume, 2010.
DEBONA, Vilmar. A outra face do pessimismo: entre radicalidade ascética e sabedoria de vida. (Tese de Doutorado), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Coleção Os Pensadores).
PHILONENKO, Alexis. Schopenhauer: una filosofia de la tragedia. Trad. Gemma Muñoz-Alonso. Barcelona: Anthropos, 1989.
SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de conhecer a si mesmo. Org. de Franco Volpi; trad. Jair Barboza e Silvana Cabucci Leite. São Paulo: Martins Fontes, 2009a.
SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria da vida. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SCHOPENHAUER, Arthur. Il mondo come volontà e rappresentazione I e II. A cura di Sossio Giametta. Milano: Bur Rizzoli, 2002.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2005.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a Ética. Trad. Flamarion Caldeira Ramos. São Paulo: Hedra, 2012.
VIESENTEINER, Jorge Luiz. ‗Prudentia‘ e o uso prático da razão em Schopenhauer. In: Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer - Vol. 3, nº.1 e nº 2, pp. 1-17, 1º e 2º semestres de 2012.
WEISSMANN, Karl. Vida de Schopenhauer. Belo Horizonte: Livraria Cultura Brasileira Ltda., 1945.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).