A arte de envelhecer na era moderna: uma perspectiva schopenhaueriana sobre o processo de envelhecimento e suas implicações na psicoterapia contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378693873

Palavras-chave:

Velhice, Mortalidade, Psicoterapia

Resumo

Este artigo examina o processo de envelhecimento através da perspectiva filosófica de Arthur Schopenhauer, explorando como seus conceitos fundamentais de vontade, representação e sofrimento podem oferecer insights valiosos para compreender a velhice na sociedade contemporânea. O estudo analisa a influência do pensamento schopenhaueriano na psicologia moderna e na gerontologia, com atenção especial ao trabalho de Irvin D. Yalom e sua aplicação na psicoterapia existencial. O artigo propõe uma visão mais humanizada do envelhecimento, contrastando com paradigmas etaristas predominantes, e sugere caminhos em direção a uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com os idosos. Por meio de uma abordagem interdisciplinar que combina filosofia, psicologia e gerontologia, esta pesquisa demonstra como a sabedoria contemplativa de Schopenhauer pode transformar nossa compreensão do envelhecimento, passando do declínio para o potencial de crescimento espiritual e intelectual. Os achados sugerem que abraçar a consciência da mortalidade e desenvolver capacidades contemplativas pode levar ao que Schopenhauer denomina a arte de envelhecer - um processo de libertação da tirania do desejo e conquista de uma sabedoria mais profunda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eli Berto Dambros, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED - PR

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Quadro Próprio do Magistério do Paraná. Traduziu as obras do Barão de Holbach: Da crueldade religiosa, O contágio sagrado e O cristianismo desvelado. 

Referências

Beauvoir, S. de. A velhice. 2ª ed. Trad. Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

Butler, R. N. Why Survive? Being Old in America. New York: Harper & Row Publishers, 1975.

Debert, G. G. A Reinvenção da Velhice: Socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

Erikson, E. H. O ciclo da vida. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Frankl, V. E. Em busca de sentido: Um psicólogo no campo de concentração. 60ª ed. Trad. Carlos Cardoso Aveline e Walter O. Schlupp: Petrópolis: Vozes, 1991.

Freud, S. História do Movimento Psicanalítico. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006. v. XIV.

Freud, S. Novas Conferências Introdutórias sobre Psicanálise. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006. v. XXII.

Hertz, N. O século da solidão. Trad. Marina Vargas. Rio de Janeiro: Record, 2021.

Jung, C. G. Memórias, sonhos, reflexões. Trad. Dora Ferreira da Silva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

May, R. The Meaning of anxiety. New York: W.W. Norton & Company, 1977.

Moody, H. R. Aging: Concepts and controversies. 6ª ed. Los Angeles: SAGE Publications, 2010.

Newman, S. Intergenerational programs: Past, present, future. Washington: Taylor & Francis, 1997.

Rowe, J. W.; Kahn, R. L. Successful aging. The Gerontologist, Oxford, vol. 37, n. 4, p. 433-440, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1093/geront/37.4.433 DOI: https://doi.org/10.1093/geront/37.4.433

Schopenhauer, A. Aforismos para a sabedoria da vida. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Martins fontes, 2002 (A).

Schopenhauer, A. Los dos problemas fundamentales de la ética. 2ª ed. Trad Trad. Pilar López de Santa María. Madri: Siglo Veinte Uno, 2002 (E).

Schopenhauer, A. O mundo como vontade e como representação. Tomo I. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2005 (W I).

Schopenhauer, A. Parerga y Paralipómena. Tomo II. Trad. Pilar López de Santa María. Madri: Trotta, 2009 (P II).

Schopenhauer, A. Sobre a Vontade na natureza. Trad. Gabriel Valladão da Silva. Porto Alegre: L&PM, 2013 (N).

Yalon, I. D. A cura de Schopenhauer. 2ª ed. Trad. Beatriz Horta. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

Yalon, I. De frente para o Sol. Trad. Daniel Lembo Schiller. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

Yalon, I. Existential Psychotherapy. New York: Basic Books, 1980.

Downloads

Publicado

2025-11-27

Como Citar

Dambros, E. B. (2025). A arte de envelhecer na era moderna: uma perspectiva schopenhaueriana sobre o processo de envelhecimento e suas implicações na psicoterapia contemporânea. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 16(1), e93873. https://doi.org/10.5902/2179378693873

Edição

Seção

Estudos Schopenhauerianos (Fluxo Contínuo)