Sobre o problema da alteridade na Ética da Compaixão: considerações sobre a crítica de Byung-Chul Han a Schopenhauer
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378667753Schlagworte:
Compaixão, Alteridade, Metafísica, BudismoAbstract
Na filosofia de Schopenhauer, o fundamento da moral é a compaixão [Mitleid], que repousa na supressão da distinção egoísta entre minha pessoa e qualquer outro indivíduo. O filósofo contemporâneo Byung-Chul Han, em seu livro Filosofia do Zen-budismo, considera que “a compaixão (...) não se deve à identificação ou a se pôr no lugar do outro [Einfühlung]”. Ao analisar a filosofia de Schopenhauer, tendo em vista sua influência oriental e, em contraste com as concepções do zen-budismo, o autor afirma que sua ética da compaixão permanece condicionada à identificação entre o Eu e o Outro. O presente artigo pretende tratar desta crítica, considerando o problema da alteridade na Ética da Compaixão de Schopenhauer, de modo a rejeitar a ideia de que o fundamento da moral poderia ser compreendido em termos de uma identificação com a alteridade, mas compreendendo-o como uma experiência metafísica de mesmidade do ser. Por fim, pretende-se indicar qual seria propriamente o “lugar” da alteridade na obra de Schopenhauer, bem como apresentar, a partir de sua eudemonologia, os principais elementos da compreensão do autor sobre o tema.
Downloads
Literaturhinweise
CACCIOLA, M. L. M. O. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Edusp, 1994.
HAN, B. Filosofia do Zen-budismo. Petrópolis: Vozes, 2019.
HAN, B. Philosophie des Zen-Buddhismus. Philipp Reclam jun. GmbH & Co. KG, Stuttgart, 2002.
JANAWAY, C. Schopenhauer. New York: Oxford University Press, 1996.
ROGER, A. “Atualidade de Schopenhauer”, p. LIII, Prefácio. SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Trad. M. L. M. O. Cacciola. SP: Martins Fontes, 1995.
SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung. Sämmtliche Werke. Textkritisch bearbeitet und herausgegeben von Wolfgang Frhr. von Löhneysen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986.
SCHOPENHAUER, A. Le Monde comme Volonté et comme Représentation. Trad. A. Burdeau (nouv. éd. rév. et corr. par R. Roos). Paris: Press Universitaires de France, 13ª éd., 1992.
SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Trad. M. L. M. O. Cacciola. SP: Martins Fontes, 1995.
SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria de vida. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação. Tradução de Jair Barbosa. SP: UNESP, 2005.
SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação. Tomo II. Tradução de Jair Barbosa. SP: UNESP, 2015.
SCHOPENHAUER, A. Parerga and Paralipomena. Trad. E. F. J. Payne. Vol. I e II. New York: Oxford University Press, 2000.
SCHOPENHAUER, A. Parerga e Paralipomena. Tradução de Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola. São Paulo: Nova Cultural. 1988. (Coleção Os Pensadores).
Veröffentlicht
Versionen
- 2022-03-23 (2)
- 2021-12-28 (1)
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Voluntas: International Journal of Philosophy

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Die Einreichung von Originalen an diese Zeitschrift impliziert seitens der Autoren die Übertragung der Rechte zur gedruckten und digitalen Veröffentlichung. Die Urheberrechte für die publizierten Artikel liegen beim Autor, wobei der Zeitschrift das Recht zur Erstveröffentlicheng zukommt. Die Autoren dürfen dieselben Resultate in anderen Publikationen verwenden, wenn sie deutlich auf unsere Zeitschrift als ursprüngliches Publikationsmedium hinweisen.
Lizenz
Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).


