Sobre o problema da alteridade na Ética da Compaixão: considerações sobre a crítica de Byung-Chul Han a Schopenhauer
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378667753Palabras clave:
Compaixão, Alteridade, Metafísica, BudismoResumen
Na filosofia de Schopenhauer, o fundamento da moral é a compaixão [Mitleid], que repousa na supressão da distinção egoísta entre minha pessoa e qualquer outro indivíduo. O filósofo contemporâneo Byung-Chul Han, em seu livro Filosofia do Zen-budismo, considera que “a compaixão (...) não se deve à identificação ou a se pôr no lugar do outro [Einfühlung]”. Ao analisar a filosofia de Schopenhauer, tendo em vista sua influência oriental e, em contraste com as concepções do zen-budismo, o autor afirma que sua ética da compaixão permanece condicionada à identificação entre o Eu e o Outro. O presente artigo pretende tratar desta crítica, considerando o problema da alteridade na Ética da Compaixão de Schopenhauer, de modo a rejeitar a ideia de que o fundamento da moral poderia ser compreendido em termos de uma identificação com a alteridade, mas compreendendo-o como uma experiência metafísica de mesmidade do ser. Por fim, pretende-se indicar qual seria propriamente o “lugar” da alteridade na obra de Schopenhauer, bem como apresentar, a partir de sua eudemonologia, os principais elementos da compreensão do autor sobre o tema.
Descargas
Citas
CACCIOLA, M. L. M. O. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Edusp, 1994.
HAN, B. Filosofia do Zen-budismo. Petrópolis: Vozes, 2019.
HAN, B. Philosophie des Zen-Buddhismus. Philipp Reclam jun. GmbH & Co. KG, Stuttgart, 2002.
JANAWAY, C. Schopenhauer. New York: Oxford University Press, 1996.
ROGER, A. “Atualidade de Schopenhauer”, p. LIII, Prefácio. SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Trad. M. L. M. O. Cacciola. SP: Martins Fontes, 1995.
SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung. Sämmtliche Werke. Textkritisch bearbeitet und herausgegeben von Wolfgang Frhr. von Löhneysen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986.
SCHOPENHAUER, A. Le Monde comme Volonté et comme Représentation. Trad. A. Burdeau (nouv. éd. rév. et corr. par R. Roos). Paris: Press Universitaires de France, 13ª éd., 1992.
SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Trad. M. L. M. O. Cacciola. SP: Martins Fontes, 1995.
SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria de vida. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação. Tradução de Jair Barbosa. SP: UNESP, 2005.
SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação. Tomo II. Tradução de Jair Barbosa. SP: UNESP, 2015.
SCHOPENHAUER, A. Parerga and Paralipomena. Trad. E. F. J. Payne. Vol. I e II. New York: Oxford University Press, 2000.
SCHOPENHAUER, A. Parerga e Paralipomena. Tradução de Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola. São Paulo: Nova Cultural. 1988. (Coleção Os Pensadores).
Publicado
Versiones
- 2022-03-23 (2)
- 2021-12-28 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Voluntas: Revista Internacional de Filosofia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La sumisión de los originales para este periódico implica la transferencia, por parte de autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, está permitido el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales, científicas, no comerciales, desde que referenciada la fuente (por favor, vea la licencia Creative Commons en el pie de página de este periódico).


