Sobre o problema da alteridade na Ética da Compaixão: considerações sobre a crítica de Byung-Chul Han a Schopenhauer

Autores

  • Leandro Chevitarese Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378667753

Palavras-chave:

Compaixão, Alteridade, Metafísica, Budismo

Resumo

Na filosofia de Schopenhauer, o fundamento da moral é a compaixão [Mitleid], que repousa na supressão da distinção egoísta entre minha pessoa e qualquer outro indivíduo. O filósofo contemporâneo Byung-Chul Han, em seu livro Filosofia do Zen-budismo, considera que “a compaixão (...) não se deve à identificação ou a se pôr no lugar do outro [Einfühlung]”. Ao analisar a filosofia de Schopenhauer, tendo em vista sua influência oriental e, em contraste com as concepções do zen-budismo, o autor afirma que sua ética da compaixão permanece condicionada à identificação entre o Eu e o Outro. O presente artigo pretende tratar desta crítica, considerando o problema da alteridade na Ética da Compaixão de Schopenhauer, de modo a rejeitar a ideia de que o fundamento da moral poderia ser compreendido em termos de uma identificação com a alteridade, mas compreendendo-o como uma experiência metafísica de mesmidade do ser. Por fim, pretende-se indicar qual seria propriamente o “lugar” da alteridade na obra de Schopenhauer, bem como apresentar, a partir de sua eudemonologia, os principais elementos da compreensão do autor sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CACCIOLA, M. L. M. O. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Edusp, 1994.

HAN, B. Filosofia do Zen-budismo. Petrópolis: Vozes, 2019.

HAN, B. Philosophie des Zen-Buddhismus. Philipp Reclam jun. GmbH & Co. KG, Stuttgart, 2002.

JANAWAY, C. Schopenhauer. New York: Oxford University Press, 1996.

ROGER, A. “Atualidade de Schopenhauer”, p. LIII, Prefácio. SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Trad. M. L. M. O. Cacciola. SP: Martins Fontes, 1995.

SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung. Sämmtliche Werke. Textkritisch bearbeitet und herausgegeben von Wolfgang Frhr. von Löhneysen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986.

SCHOPENHAUER, A. Le Monde comme Volonté et comme Représentation. Trad. A. Burdeau (nouv. éd. rév. et corr. par R. Roos). Paris: Press Universitaires de France, 13ª éd., 1992.

SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Trad. M. L. M. O. Cacciola. SP: Martins Fontes, 1995.

SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria de vida. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação. Tradução de Jair Barbosa. SP: UNESP, 2005.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação. Tomo II. Tradução de Jair Barbosa. SP: UNESP, 2015.

SCHOPENHAUER, A. Parerga and Paralipomena. Trad. E. F. J. Payne. Vol. I e II. New York: Oxford University Press, 2000.

SCHOPENHAUER, A. Parerga e Paralipomena. Tradução de Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola. São Paulo: Nova Cultural. 1988. (Coleção Os Pensadores).

Downloads

Publicado

2021-12-28 — Atualizado em 2022-03-23

Versões

Como Citar

Chevitarese, L. (2022). Sobre o problema da alteridade na Ética da Compaixão: considerações sobre a crítica de Byung-Chul Han a Schopenhauer. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 12, e16. https://doi.org/10.5902/2179378667753 (Original work published 28º de dezembro de 2021)