Schopenhauer e os Cínicos: elementos do cinismo na eudemonologia de Schopenhauer
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378633987Palavras-chave:
Eudemonologia, Cínicos, Ética EmpíricaResumo
O presente artigo pretende investigar as raízes cínicas que se fazem presentes na eudemonologia schopenhaueriana, tendo em vista a possibilidade de melhor compreender tal orientação para uma “vida menos infeliz”. Partindo da leitura que Schopenhauer desenvolve acerca da prática de vida dos cínicos, compreendida como matriz da elaboração teórica do estoicismo, pretende-se considerar quais elementos estariam significativamente presentes em sua proposta de uma “ética empírica” para enfrentar o “mal de viver”.Downloads
Referências
CHEVITARESE, L. A Ética em Schopenhauer: que “liberdade nos resta” para a prática de vida? Departamento de Filosofia. PUC-Rio, 2005.
CHEVITARESE, L. “Schopenhauer e o Estoicismo”. In: Revista Etic@, UFSC, vol.11, n.2 (2012). Disponível em http://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/.
GOULET-CAZÉ, M.O. L´Ascese Cynique. Um Commentaire de Diogène Laerce VI 70-71. Paris: Vrin, 1986.
LAÊRTIUS, D. Vidas e Doutrinas dos filósofos ilustres. Trad. Mario da Gama. Brasília: UNB, 2008.
NIEHUES-PRÖBSTING, H. “A recepção moderna do cinismo. Diógenes e o Iluminismo.” In: BRANHAM, R. B. e GOULET-CAZÉ, M.O. Os Cínicos. O movimento cínico na Antiguidade e seu
legado. SP: Loyola, 2007.
NIEHUES-PRÖBSTING, H. Der Kynismus des Diogenes uns der Begriff des Zynismus, Frankfurt,1988.
PINHEIRO, M. R.: “Ascese cínica e a oposição Nómos e Phýsis”. O que nos faz pensar? PUC-Rio. v.30, p. 239-252, 2011.
SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung. Sämmtliche Werke. Textkritisch bearbeitet und herausgegeben von Wolfgang Frhr. von Löhneysen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986.
SCHOPENHAUER, A. Le Monde comme Volonté et comme Représentation. Trad. A. Burdeau (nouv.éd. rév. et corr. par R. Roos). Paris: Press Universitaires de France, 13ª éd., 1992.
SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação. Trad. Jair Barbosa. SP: UNESP, 2005.
SCHOPENHAUER, A. Sobre a Ética (Parte de P/P). Trad. Flamarion C. Ramos. São Paulo: Hedra, 2012.
SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria de vida. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SCHOPENHAUER, A. Fragmentos para História da Filosofia. Trad. Maria Lúcia Cacciola. São Paulo: Iluminuras, 2003.
VIESENTEINER, J. L.“Prudentia” e o uso prático da Razão em Schopenhauer”. In: Revista Voluntas, no prelo (o referido texto está sendo publicado na presente edição da Revista Voluntas).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).