Um estudo sobre os processos de gestão de pessoas em uma cooperativa de crédito
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043231632Palavras-chave:
Cooperativas, Gestão de pessoas, Estudo de caso.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de identificar e compreender o modelo de gestão de pessoas utilizado pela Cooperativa de Crédito SICREDI Região Centro, comparando-o com o modelo proposto por Chiavenato (2014). Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, com característica descritiva e com base em um estudo de caso. Na coleta de dados foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e análise documental. Ao realizar a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo com base nas técnicas de classificação e categorização. No que se refere aos resultados foi possível observar que os processos de agregar pessoas (na média 66% dos respondentes concordam totalmente), processos de aplicar pessoas (na média 76% dos respondentes concordam totalmente), processos de recompensar pessoas (na média 70% dos respondentes concordam totalmente), processos de desenvolver pessoas (na média 52% dos respondentes concordam totalmente), processos de manter pessoas (na média 93% dos respondentes concordam totalmente), e processos de monitorar pessoas (na média 65% dos respondentes concordam totalmente), tiveram resultados positivos em se tratando da aplicação dos questionários, bem como em relação à entrevista realizada.Downloads
Referências
BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração: construindo a vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
BIALOSKORSKI NETO, S.; DAVIS, P. Governança e gestão de capital social em cooperativas: uma abordagem baseada em valores. ESAC Economia Solidária e Ação Cooperativa, v. 5, n.1, 2010.
ALBUQUERQUE, L. G. Estratégias de recursos humanos e competitividade. São Paulo: Atlas, 1999.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto, 2003.
BRASIL. Lei n. 5.764 de 16 de dezembro de 1971. Define a política nacional de cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5764.htm>. Acesso em: 05 set. de 2017.
CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri: Manole, 2014.
DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas, 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
FRANÇA, L. A. C. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis profissionais. São Paulo: Atlas, 2006.
HOLYOLAKE, G. J. Historia de los Pioneros de Rochdale. Buenos Aires: Intercoop, 1989.
IVANCEVICH, J. M. Gestão de recursos humanos. 10. ed. São Paulo AMGH, 2008.
LACOMBE, F. J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
LIMA, J. Z. A importância das cooperativas de crédito no mercado brasileiro. Artigo Científico do Curso de Especialização em Controladoria, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria: UFSM, 2006.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed.
São Paulo: Atlas, 2001.
MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2009.
MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.
OLABUENAGA, J. I. R.; ISPIZUA, M. A. La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigación cualitativa. Bilbao: Universidad de deusto, 1989.
OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2007.
ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS – OCB. História do cooperativismo. Disponível em: <http://www.somoscooperativismo.coop.br/#/historiado-cooperativismo>. Acesso em: 01 set. de 2017.
SICREDI. Histórico. Disponível em: <http://www.sicrediregiaocentro.coop.br/> Acesso em: 03 ago. de 2017.
SICREDI. Trabalhe conosco. Disponível em: <http://www.sicredi.com.br/html/conheca-o-sicredi/trabalhe-conosco/> Acesso em: 03 ago. de 2017.
VALADARES, J. H. A moderna administração de cooperativas: curso de preparação para os futuros dirigentes da Unimed-RO. Porto Velho: FGV, 2001.
VERGARA, S. C. Gestão de Pessoas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed.
Rio de Janeiro: Atlas, 2000.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre:
Bookman, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).