Nível de satisfação como diferencial: um estudo de caso em cooperativa de crédito no Mato Grosso do Sul

Autores

  • Obedias Miranda Belarmino Universidade Estadual de Mato Grosso do sul - UEMS
  • Marlene Forest Universidade Estadual de Mato Grosso do sul - UEMS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043239876

Palavras-chave:

satisfação. relacionamento. atendimento. qualidade

Resumo

Este artigo visa identificar e analisar o nível de satisfação dos associados de uma cooperativa de crédito, em relação ao atendimento, produtos e serviços prestados por esta unidade. A satisfação dos associados é uma das principais formas das cooperativas de crédito conquistarem mercado, ocorrendo a partir da captação e relacionamento. Cooperados exigentes movem as cooperativas a buscar aprimorar seu conhecimento e qualidade, tendo como principal objetivo a satisfação. Para tanto se realizou um estudo de caso na cooperativa, identificando através de entrevistas com os associados seu nível de satisfação. Na realização do estudo utilizaram-se os métodos exploratório e descritivo, os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa.  Os resultados demonstram um bom índice de satisfação dos associados, o atendimento é considerado como um diferencial apresentando cerca de 90% de avaliação positiva. Em relação aos produtos e serviços comprovou-se ser adequada a demanda, já que 90% dos associados avaliam serem ótimos e excelentes, de modo geral os associados estão satisfeitos com a cooperativa, porém existem pontos que devem ser melhorados.

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Biografia do Autor

Obedias Miranda Belarmino, Universidade Estadual de Mato Grosso do sul - UEMS

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018).Mestrando em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos pela UEMS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em relacionamento interpessoal e resolução de conflitos, é um jovem em busca de novos desafios, superação e gosta de estar em constante aprendizado e aperfeiçoamento, uma pessoa com forte influência empreendedora, criativa e flexível ao ambiente empresarial e social, usa seus conhecimentos para realizar seu melhor na atividade a qual está envolvido. Busca a oportunidade de demonstrar seu desempenho profissional e crescer com a organização, desempenhar seu trabalho de uma forma eficiente e eficaz diariamente, demonstrando sempre seu compromisso, respeito e ética com colegas e clientes.

Marlene Forest, Universidade Estadual de Mato Grosso do sul - UEMS.

Possui graduação em Administração com habilitação em Comercio exterior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006). Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Pós graduada em Administração Empresarial e Financeira pela ESAP. MBA em Gestão de Pessoas, pela Faculdades Anhanguera. Atualmente é professora das Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/Magsul, e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no curso de Administração. Possui experiência na docência na área de Administração de Marketing, Adm. de Recursos Materiais, Gestão estratégica. Gestão de Pessoas. e Gestão de Processos. Coordenadora e Orientadora de Estágio supervisionado. Possui experiência na área administrativa , pois já atuou dois anos no cargo de gerencia de processos Administrativos. Tendo também outras experiencia profissionais,ligadas a atividade do agronegócio.

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Publicado

2020-07-13

Como Citar

Miranda Belarmino, O., & Forest, M. (2020). Nível de satisfação como diferencial: um estudo de caso em cooperativa de crédito no Mato Grosso do Sul. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 7(13). https://doi.org/10.5902/2359043239876

Edição

Seção

Artigos