Sobre a Revista

Foco e Escopo

A missão da Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, e-ISSN 2359-0432,  consiste em publicar a pesquisa empírica que testa, amplia ou constrói estudos voltados para organizações coletivas que contribui com a prática de gestão. Para ser publicado na RGC, um manuscrito deve trazer contribuições empíricas e teóricas relevantes e destacar o significado daquelas contribuições ao campo da atuação".
Objetivo: "Contribuir para o avanço e a disseminação do conhecimento científico da Administração a partir da publicação, em meio eletrônico e físico, de ensaios teóricos e empíricos de origem nacional e internacional visando a promover o debate acadêmico e a apresentar práticas de gestão relevantes e aplicadas à realidade organizacional".

Processo de Avaliação pelos Pares

1) Avaliação preliminar pelo editor, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista;

2) Avaliação no sistema double blind review, por avaliadores ad hoc, para assegurar credibilidade da revista e a imparcialidade da avaliação;Em caso de avaliações divergentes pelos pares, uma terceira avaliação será efetuada por um novo avaliador. Os artigos submetidos a RGC são avaliados por meio de um instrumento padrão de acordo com os seguintes critérios: contribuição para a área da Administração, originalidade, rigor científico, estrutura consistente, clareza, adequação do título ao conteúdo do trabalho, resumo apresenta o conteúdo do artigo, clareza na apresentação dos objetivos, pertinência do referencial teórico, método claramente definido e consistente com os objetivos do artigo, apresentação clara e objetiva dos resultados, interpretação dos resultados sustentada de forma adequada no referencial teórico, conclusão exposta de forma clara e objetiva e baseada nos resultados encontrados.

3) Os artigos avaliados poderão ser: - aceitos, - aceitos com alterações, - enviados novamente para avaliação, - rejeitados. A Revista de Gestão e Organizações Cooperativas aceita apenas artigos inéditos de autores nacionais ou do exterior, não devendo estar em processo de apreciação em outro veículo de publicação. Os artigos podem ser submetidos em português, inglês, ou espanhol, sendo que a publicação oficial da revista é no idioma português. A redação do texto resultante de pesquisa, em andamento ou já concluída, de caráter teórico ou teórico-empírico, deve apresentar estilo claro, conciso e objetivo destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados.  Normas Editoriais como parte do processo de submissão: os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitados.

1. Os textos poderão ser apresentados em português, inglês e espanhol. Os artigos escritos em inglês ou espanhol devem conter o título, o resumo e as palavras-chave na língua portuguesa.

2. Os textos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022 de maio de 2003. Para os artigos em inglês e espanhol deverão utilizar a norma ISO equivalente.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores e Diretórios

Su´mários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

MIAR - Matriz de Información para el Análisis de Revistas

ESJI - Eurasian Scientific Journal Index

Google Scholar / Índice h5

DOAJ - Directory of Open Access Journals

OJS - Open Journal Systems

LOCKSS - A research-base, open-source software application providing for robust, peer-to-peer digital preservation

Diadorim - Diretório de ´Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Latindex - Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, Espãna y Portugal

LatinREV - RED latinoamericana de revistas cadémicas en ciencias sociales y humanidades

LivRE - Revistas de livre acesso

Sponsors

  • Politécnico - UFSM

Histórico do periódico

Aprovada pelo Comitê Editorial do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM em 23 de julho de 2014. Incluída no portal na mesma data.

A Revista de Gestão e Organizações Cooperativas - RGC é um periódico criado no ano de 2014, publicado pelo Colégio Politécnico da UFSM, que busca a divulgação da pesquisa empírica que testa, amplia ou constrói estudos voltados para organizações coletivas contribuindo com as práticas de gestão.

Seu objetivo é participar ativamente para o avanço e a disseminação do conhecimento científico na área do Cooperativismo, associativismo e outras entidades, a partir da publicação, em meio eletrônico e impresso.

A Revista possui a inclusão do DOI (Digital Object Identifier), em todos os artigos.

Em relação à indexação, a Revista atualmente faz parte dos seguintes indexadores, SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, Sumários.org – Sumários de Revista Brasileiras, LOCKSS - lots of copies keep stuff safe e Diadorim - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras.

O corpo editorial está composto por membros das seguintes Universidades:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Universidade Federal de Lavras (UFLA); e um membro da Universidad Nacional de Misiones - AR (UNAM).

Aluno da Escoop tem artigo publicado em revista da UFSM especializada em cooperativismo, reportagem no link: http://escoop.edu.br/aluno-da-escoop-tem-artigo-publicado-em-revista-da-ufsm-especializada-em-cooperativismo/.

A Revista possui políticas bem definidas com relação ao escopo e periodicidade mantendo a periodicidade semestral. A RGC tem políticas e diretrizes claras de submissão e de avaliação de artigos divulgadas em seu site na internet.