Determinantes da escolha e da fidelização dos produtores rurais em uma cooperativa de crédito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043273713

Palavras-chave:

Crédito Rural, Marketing de Relacionamento, Satisfação do Consumidor

Resumo

A expansão do cooperativismo e a importância crescente do agronegócio para o desenvolvimento socioeconômico do país fomentam a necessidade de investigações que enfatizem a escolha e a fidelização dos produtores rurais por cooperativas de crédito. Diante disso, a pesquisa realizada teve como objetivo identificar os determinantes da escolha e da fidelização dos produtores rurais em uma cooperativa de crédito do município de Ipê/RS. Para tanto, aplicou-se uma survey com corte transversal, cuja amostra foi composta por 31 produtores rurais cooperados. Dentre os resultados obtidos destaca-se que os elementos que justificam a escolha do produtor rural pela cooperativa em estudo envolvem a qualidade e a agilidade no atendimento, a amizade com os colaboradores e a preferência pelo cooperativismo. Salienta-se ainda que o cooperativismo, inclusive de crédito, vem ganhando cada vez mais espaço e relevância no contexto agropecuário, estendendo-se a produção familiar, expressa por 80,6% dos respondentes.

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Biografia do Autor

Jonas Roxo Boechel, faculdade de antonio prado

Técnico em vendas

Alice Munz Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Administração, Mestre em Administração e Doutora em Agronegócios

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

Boechel, J. R., & Fernandes, A. M. (2024). Determinantes da escolha e da fidelização dos produtores rurais em uma cooperativa de crédito. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 11, e73713. https://doi.org/10.5902/2359043273713

Edição

Seção

Produção técnica de Cooperativismo