Determinantes da escolha e da fidelização dos produtores rurais em uma cooperativa de crédito
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043273713Palavras-chave:
Crédito Rural, Marketing de Relacionamento, Satisfação do ConsumidorResumo
A expansão do cooperativismo e a importância crescente do agronegócio para o desenvolvimento socioeconômico do país fomentam a necessidade de investigações que enfatizem a escolha e a fidelização dos produtores rurais por cooperativas de crédito. Diante disso, a pesquisa realizada teve como objetivo identificar os determinantes da escolha e da fidelização dos produtores rurais em uma cooperativa de crédito do município de Ipê/RS. Para tanto, aplicou-se uma survey com corte transversal, cuja amostra foi composta por 31 produtores rurais cooperados. Dentre os resultados obtidos destaca-se que os elementos que justificam a escolha do produtor rural pela cooperativa em estudo envolvem a qualidade e a agilidade no atendimento, a amizade com os colaboradores e a preferência pelo cooperativismo. Salienta-se ainda que o cooperativismo, inclusive de crédito, vem ganhando cada vez mais espaço e relevância no contexto agropecuário, estendendo-se a produção familiar, expressa por 80,6% dos respondentes.
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