O comprometimento organizacional segundo o perfil dos colaboradores de cooperativas de crédito.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043225116Palavras-chave:
Comprometimento organizacional, perfil dos colaboradores, cooperativas.Resumo
O estudo do comprometimento organizacional, nas mais diferentes organizações, e seus antecedentes e consequentes, tem ocupado um espaço importante na agenda de pesquisas. É conveniente nesta agenda incluir as sociedades cooperativas devido sua importância na geração e distribuição de riquezas. O objetivo deste trabalho foi identificar o comprometimento organizacional dos colaboradores de acordo com o seu perfil. Para o alcance deste, realizou-se uma investigação junto aos colaboradores de cooperativas de crédito dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina pertencentes a três representativos sistemas brasileiros de crédito cooperativo – Sicredi, Sicoob e Unicred. Um total de 388 pessoas responderam a 6 questões de perfil e 23 questões relativas ao comprometimento organizacional, com base no modelo validado por Medeiros (2003). Os resultados indicam que o comprometimento organizacional não se altera quando são considerados a faixa etária, a escolaridade e o tempo de atuação na cooperativa. Porém, ao se considerar o gênero, a área de atuação e o sistema onde se atua, é possível perceber alterações no comprometimento de acordo com o perfil. Conclui-se que em diferentes perfis é possível encontrar diferentes comprometimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).