A gestão eletrônica de documentos (GED) em uma cooperativa de prestação assistencial à saúde: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043223964Palavras-chave:
Gestão eletrônica de documentos, Cooperativas, Unimed Santa MariaResumo
Atualmente, as cooperativas estão utilizando a Gestão Eletrônica de Documentos (GED) em seus arquivos objetivando a alta velocidade e a agilidade na localização dos documentos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar e compreender o funcionamento da GED, segundo os modelos de Ágora (2012) e Silva (2003), em uma cooperativa. Este estudo caracteriza-se com uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, com ênfase num estudo de caso, sendo realizadas entrevistas, bem como observação direta e análise documental. Os resultados revelaram a importância da GED para minimizar a troca de documentos entre a matriz e suas filiadas. Evidenciou-se também o pouco conhecimento do grupo entrevistado sobre os referenciais teóricos que apresentam as etapas da GED. Ficou evidente através dos relatos, a correlação e coerência entre as etapas descritas por Ágora (2012) e Silva (2003) e as etapas aplicadas pela Unimed Central RS.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).