A gestão eletrônica de documentos (GED) em uma cooperativa de prestação assistencial à saúde: um estudo de caso

Autores

  • Gustavo Fontinelli Rossés Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria,RS, Brasil.
  • Julio Cezar Lucion Farinha
  • Débora da Luz Fernandes
  • Carla Rosane da Costa Sccott Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043223964

Palavras-chave:

Gestão eletrônica de documentos, Cooperativas, Unimed Santa Maria

Resumo

Atualmente, as cooperativas estão utilizando a Gestão Eletrônica de Documentos (GED) em seus arquivos objetivando a alta velocidade e a agilidade na localização dos documentos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar e compreender o funcionamento da GED, segundo os modelos de Ágora (2012) e Silva (2003), em uma cooperativa. Este estudo caracteriza-se com uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, com ênfase num estudo de caso, sendo realizadas entrevistas, bem como observação direta e análise documental. Os resultados revelaram a importância da GED para minimizar a troca de documentos entre a matriz e suas filiadas. Evidenciou-se também o pouco conhecimento do grupo entrevistado sobre os referenciais teóricos que apresentam as etapas da GED. Ficou evidente através dos relatos, a correlação e coerência entre as etapas descritas por Ágora (2012) e Silva (2003) e as etapas aplicadas pela Unimed Central RS. 

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Biografia do Autor

Gustavo Fontinelli Rossés, Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria,RS, Brasil.

Professor do Colégio Politécnico da UFSM

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Publicado

2017-03-14

Como Citar

Rossés, G. F., Farinha, J. C. L., Fernandes, D. da L., & Sccott, C. R. da C. (2017). A gestão eletrônica de documentos (GED) em uma cooperativa de prestação assistencial à saúde: um estudo de caso. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 3(6), 43–58. https://doi.org/10.5902/2359043223964

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