Marcas na pele: reflexões sobre tatuagem, identidade e escolarização pós-moderna

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá
  • Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Chih Wei Chiang Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734819673

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Pós-modernidade, Modernidade líquida, Pedagogias Culturais, Corpo

Resumo

O objetivo deste artigo é estabelecer relação entre tatuagem, identidade e escolarização. Para investigar a temática proposta, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica em que, em um primeiro momento, problematizamos as distintas compreensões atribuídas às identidades dos sujeitos; em um segundo, destacamos o potencial pedagógico das imagens na sociedade pós-moderna, e em terceiro, investigamos a tatuagem como artefato visual que marca a identidade dos indivíduos pós-modernos. A partir desses pontos, consideramos que as imagens do cotidiano exercem funções pedagógicas. Além disso, identificamos que na pós-modernidade, assim como em momentos anteriores, os sujeitos utilizam da tatuagem para demarcar pertencimento em determinados grupos e para valorizar a estética e a beleza do corpo.

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Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Pedagogias Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Multiculturalismo.

Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduado em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Especialista em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados em Pós Graduação (2012). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil - GEEI. É professor da Universidade Estadual de Maringá e do Instituto Federal de Educação do Paraná - Campus Paranavaí. Pesquisa sobre ensino de Arte, Educação Estética e Educação Infantil.

Chih Wei Chiang, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (2014)

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Publicado

2015-12-23

Como Citar

Baliscei, J. P., Stein, V., & Chiang, C. W. (2015). Marcas na pele: reflexões sobre tatuagem, identidade e escolarização pós-moderna. Revista Digital Do LAV, 028–047. https://doi.org/10.5902/1983734819673