Marcas na pele: reflexões sobre tatuagem, identidade e escolarização pós-moderna
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734819673Parole chiave:
Estudos Culturais, Pós-modernidade, Modernidade líquida, Pedagogias Culturais, CorpoAbstract
O objetivo deste artigo é estabelecer relação entre tatuagem, identidade e escolarização. Para investigar a temática proposta, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica em que, em um primeiro momento, problematizamos as distintas compreensões atribuídas às identidades dos sujeitos; em um segundo, destacamos o potencial pedagógico das imagens na sociedade pós-moderna, e em terceiro, investigamos a tatuagem como artefato visual que marca a identidade dos indivíduos pós-modernos. A partir desses pontos, consideramos que as imagens do cotidiano exercem funções pedagógicas. Além disso, identificamos que na pós-modernidade, assim como em momentos anteriores, os sujeitos utilizam da tatuagem para demarcar pertencimento em determinados grupos e para valorizar a estética e a beleza do corpo.
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