Cartografias de uma experiência em Artes Visuais
Resumo
Esse texto aborda os vínculos entre experiência, Artes Visuais e Educação, através de uma articulação de ensino e aprendizagem de arte criada no Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, ancorado na Filosofia da Arte como experiência de John Dewey (1859-1952).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o Ensino da Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
___________. Experiência e Educação. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2011.
__________. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
GENET, Jean. O ateliê de Giancometti. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
KLEE, Paul. Diários. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
NEUPARTH, Sophia. Arte Agora: pensamentos enraizados na experiência. São Paulo: Anablume, 2011.
PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2011.
WINNICOTT, D.W. A Criança e o seu mundo. R.J.: LTC, 1982.
DOI: https://doi.org/10.5902/1983734827865
Qualis B1
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).
Acessos a partir de 17/09/2015
CopySpider - Software Anti-plagio