Cartografias de uma experiência em Artes Visuais

Autori

  • Fabio Wosniak Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734827865

Parole chiave:

Arte como experiência, Ensino/Aprendizagem em Artes Visuais, Arte/Educação

Abstract

Esse texto aborda os vínculos entre experiência, Artes Visuais e Educação, através de uma articulação de ensino e aprendizagem de arte criada no Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, ancorado na Filosofia da Arte como experiência de John Dewey (1859-1952).

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Fabio Wosniak, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Artes Visuais na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais sob a orientação da Profa. Dra. Jociele Lampert- PPGAV/UDESC

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o Ensino da Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

___________. Experiência e Educação. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2011.

__________. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

GENET, Jean. O ateliê de Giancometti. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.

KLEE, Paul. Diários. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

NEUPARTH, Sophia. Arte Agora: pensamentos enraizados na experiência. São Paulo: Anablume, 2011.

PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2011.

WINNICOTT, D.W. A Criança e o seu mundo. R.J.: LTC, 1982.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-04-02

Come citare

Wosniak, F. (2018). Cartografias de uma experiência em Artes Visuais. Revista Digital Do LAV, 11(1), 103–120. https://doi.org/10.5902/1983734827865