Símbolos gráficos da floresta: a arte marajoara nas aprendizagens visuais

Autores

  • Aldair José Batista de Souza PPGARTES da Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734823159

Palavras-chave:

Arte marajoara, Arte/educação, Metodologia de ensino de arte

Resumo

O presente trabalho apresenta uma abordagem pedagógica para o tema a Cerâmica Marajoara no ensino da Arte. Este estudo fundamenta-se no uso da cerâmica no ambiente escolar. O objetivo deste ensaio é apresentar estratégias de ensino e aprendizagem em Arte, fazendo uso da Arte Marajoara na sala de aula, para ser utilizado com a intermediação do professor. Desse modo, pretende-se apresentar a experiência de docente fazendo uso da arte da cerâmica da Amazônia, na Escola Municipal Maria Valdionice Pereira na cidade de Carutapera-MA. Este trabalho revela a sintonia entre as áreas de pesquisa arqueológica preocupadas em partilhar o conhecimento científico com a sociedade. Ademais, poderá ser um instrumento auxiliar para as escolas na demonstração metodológica de que os acervos dos museus são importantes documentos reveladores de informações e, portanto, um valioso e útil patrimônio para a sociedade.

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Biografia do Autor

Aldair José Batista de Souza, PPGARTES da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Pará (2008). Graduado em Artes pela FAERPI (2015). Possuí especialização em Arte/Educação pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Mestrando em Artes Visuais pela UFPA, na condição de Bolsista da CAPES.É Professor da rede Estadual e Municipal, na condição de lecionar Arte e História. Atuou como coordenador/pesquisador do Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário de Bragança-PA. Tem experiência na área de Ensino da Arte e História. Atuou e segue atuando na organização e preservação de documentos iconográficos do Museu de Arte, bem como na elaboração de exposições artísticas.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

Souza, A. J. B. de. (2017). Símbolos gráficos da floresta: a arte marajoara nas aprendizagens visuais. Revista Digital Do LAV, 10(1), 003–013. https://doi.org/10.5902/1983734823159