Uma proposta de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644465231Palavras-chave:
Formação continuada, Início de carreira, Anos iniciaisResumo
A formação continuada de professores é um espaço importante para discutir e refletir sobre lacunas na formação inicial. Assim, tem-se como objetivo, neste artigo, compreender as contribuições de uma formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa em que se promoveram encontros quinzenais com a participação de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bolsistas de iniciação científica, licenciandos em Pedagogia, Matemática e Química, mestrandos, doutorandos e professores universitários. Neste texto, analisa-se um dispositivo construído a partir da escrita de um texto sobre o significado da participação nesses encontros. Emergiram três categorias – Início da Docência, Conteúdos e Práticas e Relações e Interações – que foram analisadas a partir de alguns conceitos da Análise de Discurso francesa. A análise indicou que os participantes do estudo não conheciam a literatura nem as discussões sobre o início de carreira de professores. Além disso, apontou que nos cursos de formação há preponderância da teoria sobre a prática, embora haja um movimento na perspectiva de ouvir o professor e suas necessidades, considerando também suas histórias como aspectos que influenciam em suas aprendizagens e sua prática. Ainda revelou a importância dos processos de socialização para os professores iniciantes e dos encontros do grupo como um espaço em que os participantes puderam compartilhar ideias, interagir, dialogar e aprender com os outros, rompendo com uma formação autoritária, para promover uma mais lúdica.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ lei9394_ldbn1.pdf.> Acesso em: 05 set. 2018.
CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. A formação do professor de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a compreensão de saberes científicos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13, n. 25, p. 135-146, jul./dez. 2016.
FLÔR, Cristhiane Cunha. Na busca de ler para ser em aulas de Química. Ijuí: Editora Unijuí, 2015.
FLÔR, Cristhiane Carneiro Cunha; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Sobre tornar-se professor dos anos iniciais do ensino fundamental: para além da causalidade. In: RAMOS, Mariana Brasil; TRÓPIA, Guilherme; OLIVEIRA, Mário Cézar. (Org.). Práticas diferenciadas em ensinos biologias. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018. p. 115-130.
GARCÍA, Carlos M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GARCÍA, Carlos M. La evaluación del desarrollo profesional docente. In: GARCÍA, Carlos M. (Org.). La evaluación del desarrollo profesional docente. La Coruña: Editorial Da Vinci, 2011. p. 11-21.
GATTI, Bernardete Angelina; NUNES, Mariana Muniz Rossa. Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.
GONCALVES, Jose Alberto. A carreira das professoras do ensino primário. In: NOVOA, Antonio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 141-169.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NOVOA, Antonio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 31-61.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme Silva; PASSOS, Cármem Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
NONO, Maevi Anabel; MIZUKAMI, Maria Graça Nicoletti. Processo de formação de professoras iniciantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, p. 382-400, 2006.
OLIVEIRA, Bruna Cândido et al. Profissão docente: entre percepções e desafios da docência. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 5., Campina Grande, 2020. Anais [...], Campina Grande, 2020. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/ index.php/artigo/ visualizar/72962>. Acesso em: 15 fev. 2021.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2005.
PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
PIRES, Elocir Aparecida Corrêa; MALACARNE, Vilmar. A formação do professor de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Acta Scientiae, v. 18, n. 1, p. 186-203, jan./abr. 2016.
PONTE, João Pedro et al. O início da carreira profissional de jovens professores de Matemática e Ciências. Revista de Educação, v. 10, n. 1, p. 31-46, 2001.
RAUSCH, Rita Buzzi; SILVEIRA, Marco Aurélio. Desafios de professores iniciantes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: GARIGLIO, José A. et al. (Org.). A iniciação à docência na Educação Básica: dilemas, desafios e aprendizagens profissionais. Curitiba: Appris, 2020. p. 227-242.
ROCHA, Maína Betagna. A formação dos saberes sobre ciências e seu ensino: trajetórias de professores dos anos iniciais do ensino. 2013. 250f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2013.
ROCHA, Maria Bertagna; MEGID NETO, Jorge. Práticas de formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão da literatura. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v.17, n.1, p. 155-176, jan./jun.2010.
SOUZA, Audrey Pietrobelli; TOZETTO, Susana Soares. A formação continuada e em serviço: uma experiência vivida por professores e pedagogos de uma escola de tempo integral. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10., Curitiba, 2011. Anais [...] Curitiba, 2011. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/ CD2011/pdf/4604_3095. Pdf>. Acesso em: 15 fev. 2021.
SUFICIER, Darbi Masson; AZADINHO, Mariana Passafaro Mársico; MUZZETI, Luci Regina. Exigências legais para a atuação de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1996-2019). Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1461-1473, set./dez. 2020.
SZYMANSKI, Maria Lídia Sica; MARTINS, Josiane Bernini Jorente. A formação matemática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre o curso de Pedagogia. Humanidades & Inovação, v. 5, n. 8, p. 196-208, 2018.
VEENMAN, Simon. El proceso de llegar a ser profesor: un análisis de la formación inicial. In: VILLA, A. Perspectivas y problemas de la función docente. Madrid: [s.n.], 1988. p. 39-68.
XAVIER, Patrícia Maria Azevedo. Os saberes populares da produção artesanal de doces por pequenos produtores de Juiz de Fora - MG: um olhar a partir da abordagem CTS. 2014. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________