Uma proposta de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644465231

Mots-clés :

Formação continuada, Início de carreira, Anos iniciais

Résumé

A formação continuada de professores é um espaço importante para discutir e refletir sobre lacunas na formação inicial. Assim, tem-se como objetivo, neste artigo, compreender as contribuições de uma formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa em que se promoveram encontros quinzenais com a participação de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bolsistas de iniciação científica, licenciandos em Pedagogia, Matemática e Química, mestrandos, doutorandos e professores universitários. Neste texto, analisa-se um dispositivo construído a partir da escrita de um texto sobre o significado da participação nesses encontros. Emergiram três categorias – Início da Docência, Conteúdos e Práticas e Relações e Interações – que foram analisadas a partir de alguns conceitos da Análise de Discurso francesa. A análise indicou que os participantes do estudo não conheciam a literatura nem as discussões sobre o início de carreira de professores. Além disso, apontou que nos cursos de formação há preponderância da teoria sobre a prática, embora haja um movimento na perspectiva de ouvir o professor e suas necessidades, considerando também suas histórias como aspectos que influenciam em suas aprendizagens e sua prática. Ainda revelou a importância dos processos de socialização para os professores iniciantes e dos encontros do grupo como um espaço em que os participantes puderam compartilhar ideias, interagir, dialogar e aprender com os outros, rompendo com uma formação autoritária, para promover uma mais lúdica.

Bibliographies de l'auteur-e

Cristhiane Carneiro Cunha Flôr, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2002), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2005) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológia também pela UFSC (2009). Foi professora de química no ensino médio na rede de educação do Estado de Santa Catarina, professora substituta no Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC , professora Adjunta no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa e atualmente é professora aassociada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UFOP. Coordena o Grupo de Pesquisa Co(m)textos cadastrado no CNPq.

Andreia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Licenciatura em Química pela Universidade de Uberaba. Mestrado em Ciências Biológicas (Área de concentração Zoologia) pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências (Área de concentração Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Química, do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais.

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação e Licenciado em Matemática pela UFSCar. Professor da Faculdadade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publié-e

2023-05-15

Comment citer

Flôr, C. C. C., Afonso, A. F., & Carneiro, R. F. (2023). Uma proposta de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação, 48(1), e37/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644465231

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