Percepção dos professores de Química de universidades federais de Minas Gerais sobre a baixa expressividade da produção de livros no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470830

Palavras-chave:

Química, Graduação, Livro Universitário

Resumo

A baixa expressividade da produção de livros universitários de Química no Brasil foi abordada neste artigo. Dada a representatividade das Universidades Federais de Minas Gerais no país, investigamos a percepção de catorze professores vinculados a cursos de Química dessas instituições acerca do tema central. A pesquisa é qualitativa e utilizou questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes. Realizamos ainda a Análise de Conteúdo, com categorias definidas a posteriori para interpretar os dados. Concluímos que a diferenciação entre obras nacionais e internacionais não depende só da nacionalidade, mas também do tipo de formação científica e pedagógica do autor, e que a baixa expressividade ocorre devido a quatro fatores principais: a valorização da cultura internacional; o desenvolvimento tardio da Química no Brasil; o baixo interesse dos professores pela autoria; e a boa qualidade dos livros traduzidos.

Biografia do Autor

Isabela Christo Gatti, Universidade Federal de Juiz de Fora

Aluna de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciada e Mestre em Química pela mesma instituição.

Andreia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Licenciatura em Química pela Universidade de Uberaba. Mestrado em Ciências Biológicas (Área de concentração Zoologia) pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências (Área de concentração Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Química, do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais. 

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Publicado

2024-02-20

Como Citar

Gatti, I. C., & Afonso, A. F. (2024). Percepção dos professores de Química de universidades federais de Minas Gerais sobre a baixa expressividade da produção de livros no Brasil. Educação, 49(1), e39/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644470830

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