Letra imprensa maiúscula em cadernos de alunos: do aparecimento ao predomínio na alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644472163Palavras-chave:
Letra imprensa maiúscula, Caderno de alunos, AlfabetizaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as análises relacionadas a presença da letra imprensa maiúscula e as discussões que fizeram com que ela ganhasse estabilidade no espaço escolar. Para a realização desse estudo foram consultados 161 cadernos de alunos que estavam no processo de alfabetização, do período de 1990 a 2015, salvaguardados em um Centro de Memória na Região Sul/RS (Hisales). A metodologia desenvolvida foi a operação historiográfica como uma produção do pesquisador que associa um lugar (social) com diferentes procedimentos de análises (práticas) e a construção de uma escrita. A organização dos dados que emergiram dos cadernos dos alunos possibilitou a elaboração de dois grandes conjuntos, o primeiro das concomitâncias das letras e o segundo da exclusividade de um tipo de letra em todas as páginas dos cadernos. Sendo assim, a partir da análise percebeu-se que a letra imprensa maiúscula apareceu pela primeira vez nos cadernos dos alunos presentes no acervo nos anos de 1990, no entanto somente de forma concomitante com outras tipologias e que a partir de 2005 passa a ser exclusiva. Para compreender a presença da letra imprensa maiúscula foi imprescindível analisar os livros Psicogênese da língua escrita (FERREIRO & TEBEROSKY, 2007), a Trilogia da Alfabetização (GROSSI, 1990) e documentos oriundos de políticas curriculares e programas de formação docente e alfabetização, entre eles: Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação (2008) e Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (2012). Em suma, todas as referências citadas contribuíram para compreender o fenômeno da letra imprensa maiúscula nos cadernos dos alunos que foi gradativamente dominando o período inicial da alfabetização.
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