Títulos de livros para o ensino da leitura e da escrita como projeto enunciativo (1950-2006)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644417694Palavras-chave:
História da Alfabetização, ensino da leitura e da escrita, livros e cartilhas.Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar e problematizar alguns títulos de livros destinados ao processo inicial de ensino da leitura e da escrita, destacando algumas palavras recorrentes e expressivas. Os livros analisados fazem parte do acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/FaE/UFPel). A análise, cujo referencial teórico-metodológico baseia-se em estudos do Círculo de Bakhtin, abrange os anos 50 até meados dos anos 2000. O estudo mostra que os títulos desses livros indicam os sentidos atribuídos ao processo de alfabetização e as expectativas do que é alfabetizar-se e ser ‘alfabetizando’ em diferentes momentos históricos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________