Títulos de livros para o ensino da leitura e da escrita como projeto enunciativo (1950-2006)

Auteurs-es

  • Vania Grim Thies Universidade Federal de Pelotas
  • Eliane Peres Universidade Federal de Pelotas
  • Joseane Cruz Monks Secretaria Municipal de Educação de Pelotas Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644417694

Mots-clés :

História da Alfabetização, ensino da leitura e da escrita, livros e cartilhas.

Résumé

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar e problematizar alguns títulos de livros destinados ao processo inicial de ensino da leitura e da escrita, destacando algumas palavras recorrentes e expressivas. Os livros analisados fazem parte do acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/FaE/UFPel). A análise, cujo referencial teórico-metodológico baseia-se em estudos do Círculo de Bakhtin, abrange os anos 50 até meados dos anos 2000. O estudo mostra que os títulos desses livros indicam os sentidos atribuídos ao processo de alfabetização e as expectativas do que é alfabetizar-se e ser ‘alfabetizando’ em diferentes momentos históricos.

Bibliographies de l'auteur-e

Vania Grim Thies, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Educação, Departamento de Ensino.

Área: leitura, escrita (escolares e não escolares), cultura escrita, educação do campo, história da alfabetização.

Eliane Peres, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Educação, Departamento de Ensino.

Área: leitura, escrita, livros escolares, história da alfabetização.

Joseane Cruz Monks, Secretaria Municipal de Educação de Pelotas Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Professora dos  Anos Iniciais do Ensino Fundamental

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Publié-e

2016-12-15

Comment citer

Thies, V. G., Peres, E., & Monks, J. C. (2016). Títulos de livros para o ensino da leitura e da escrita como projeto enunciativo (1950-2006). Educação, 41(3), 657–670. https://doi.org/10.5902/1984644417694

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua