Letra imprensa maiúscula em cadernos de alunos: do aparecimento ao predomínio na alfabetização

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644472163

Parole chiave:

Letra imprensa maiúscula, Caderno de alunos, Alfabetização

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar as análises relacionadas a presença da letra imprensa maiúscula e as discussões que fizeram com que ela ganhasse estabilidade no espaço escolar. Para a realização desse estudo foram consultados 161 cadernos de alunos que estavam no processo de alfabetização, do período de 1990 a 2015, salvaguardados em um Centro de Memória na Região Sul/RS (Hisales). A metodologia desenvolvida foi a operação historiográfica como uma produção do pesquisador que associa um lugar (social) com diferentes procedimentos de análises (práticas) e a construção de uma escrita. A organização dos dados que emergiram dos cadernos dos alunos possibilitou a elaboração de dois grandes conjuntos, o primeiro das concomitâncias das letras e o segundo da exclusividade de um tipo de letra em todas as páginas dos cadernos. Sendo assim, a partir da análise percebeu-se que a letra imprensa maiúscula apareceu pela primeira vez nos cadernos dos alunos presentes no acervo nos anos de 1990, no entanto somente de forma concomitante com outras tipologias e que a partir de 2005 passa a ser exclusiva. Para compreender a presença da letra imprensa maiúscula foi imprescindível analisar os livros Psicogênese da língua escrita (FERREIRO & TEBEROSKY, 2007), a Trilogia da Alfabetização (GROSSI, 1990) e documentos oriundos de políticas curriculares e programas de formação docente e alfabetização, entre eles: Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação (2008) e Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (2012). Em suma, todas as referências citadas contribuíram para compreender o fenômeno da letra imprensa maiúscula nos cadernos dos alunos que foi gradativamente dominando o período inicial da alfabetização.

Biografie autore

Alessandra Amaral da Silveira, Secretaria Municipal de Cultura de Rio Grande

Possui graduação no curso de Pedagogia habilitação Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, especialização no curso de Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestra em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: química da vida e saúde pela mesma universidade. Doutora em Educação no PPGE/FaE/UFPel.

Eliane Peres, Universidade Federal de Pelotas

Professora Titular Aposentada da UFPel. Colaboradora do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado), PPGE, da Faculdade de Educação da UFPel. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com Estágio no Exterior (PDEE) na Universidade de Lisboa ("doutorado-sanduíche"). Realizou estágio de pós-doutorado (com bolsa CAPES) na University of Illinois at Urbana-Champaign (USA) em 2011-2012. Foi Fulbright Visiting Professor na University of Texas at San Antonio, USA, em 2018.

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Pubblicato

2024-03-07

Come citare

Silveira, A. A. da, & Peres, E. (2024). Letra imprensa maiúscula em cadernos de alunos: do aparecimento ao predomínio na alfabetização. Educação, 49(1), e56/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644472163

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