Educação do campo no Brasil: da lona preta à academia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644465206Parole chiave:
Educação do Campo, MST, Políticas Públicas, Pesquisa.Abstract
Este artigo de revisão bibliográfica sistemática e também narrativa versa sobre Educação do Campo no Brasil, considerando sua gênese com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; sua trajetória na política pública brasileira; e, temas mais discutidos segundo artigos científicos publicados na base de dados da Capes entre 1998 a 2018. Destaca-se como relevante a não separação da Educação do Campo da luta dos movimentos sociais, caso contrário, se não fosse a lona preta/escola itinerante, não existiria e, entre articulações e embates se deram as conquistas na Legislação. Neste aspecto a articulação nacional Por Uma Educação (básica) do Campo teve um papel fundamental. Os temas mais estudados na academia são: formação de professores/currículo; movimentos sociais; escola do campo; legislação e políticas públicas. A pesquisa no Estado de Rondônia evidencia as Escolas Família Agrícolas com força, assim como, os eventos dão destaque a publicações sobre o Educampo do município de Ji-Paraná.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB/036/2001. Diretrizes operacionais para as escolas de educação básica no campo.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução 01/2002. Estabelece as diretrizes operacionais para as escolas de educação básica no campo.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação do campo: marcos normativos. Brasília: Secadi, 2012.
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação do campo. Petrópolis (RJ), 2004.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da educação do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 257- 264.
CALDART, Roseli Salete. Sobre educação do campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos (Org.). Por uma educação do campo. Campo, políticas públicas, educação. Brasília: INCRA/MDA, 2008. p. 67-86.
CAMINI, Isabela. Escola itinerante dos acampamentos do MST: um contraponto à escola capitalista? Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 245. Porto Alegre/RS, 2009.
CORREIA, Marcus Orione Gonçalves. Defesa de direitos. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da educação do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 187- 190.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Maurício Gomes. Revisões sistemáticas de literatura: passos para a sua elaboração. Revista Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, vol. 23, n. 1. 183-184, jan-mar 2014. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ress/v23n1/2237-9622-ress-23-01-00183.pdf. acesso em 28 fev. 2019.
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Caderno de educação nº 14. Educação no MST – memória. Documentos 1987-2015. São Paulo: Expressão Popular, 2017. (Roseli Salete Caldart; Edgar Jorge Kolling, Orgs.).
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática x revisão narrativa. Revista paulista de enfermagem. vol 2, n. 20, 2007. (Editorial s/p.).
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________