<b>Aprender e ensinar química, para quê?</b>

Autores

  • Rosangela Inês Matos Uhmann UNIJUÍ
  • Isaura Isabel Conte UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5902/19846444918

Palavras-chave:

Chemistry, school, daily live.

Resumo

Este artigo reflete a respeito dos conhecimentos escolares de química e seu sentido nas aplicações cotidianas. O senso comum afirma, porém, que tais aprendizagens pouco contribuem para as pessoas que não possuem vínculo direto com esta área. Metodologicamente, as análises e reflexões são decorrentes da prática cotidiana em sala de aula na área de química e também de inserção no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC – R/S) bem como atuação na educação popular. A coleta de dados apresentados é fruto de observações e registros em diários de campo desde o processo de avaliação escolar, práticas em sala de aula e no Movimento popular, especialmente em reuniões e encontros de mulheres. Como resultado, apresenta-se a necessidade de comprometimentos individuais e coletivos em espaços escolares ou extra-escolares em vista de uma re-ligação teoria-prática na ensinança. Com relação às conclusões, se afirma que os educadores e educadoras só podem ensinar aquilo que aprenderam enquanto profissionais, e, mediante este fato, aponta-se o desafio da formação destes em vista de uma perspectiva para novos saberes e fazeres. A química está bem mais fora do que dentro das fórmulas livrescas, mas isto não significa que esteja excluída da escola. Faz-se necessário enxergá-la num contexto abrangente e potencializar a ligação com a vida e o universo dos sujeitos escolares

Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, UNIJUÍ

Autora: Rosangela Inês Matos Uhmann

Professora em exercício na Rede Pública, na Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo. Graduada em Ciências no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio. Especialista em Química, Área: Educação Química. Mestranda em Educação nas Ciências, todos pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

E-mail: rosquimica@bol.com.br

Endereço para contato: Rua Independência, 840. Centro. CEP 97970 000 Roque Gonzales, R/S, Telefone: 55 3365 1087

Isaura Isabel Conte, UNIJUÍ

Co-autora: Isaura Isabel Conte

Mestranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do SuL –UERGS. Educadora popular, camponesa, militante do Movimento de Mulheres Camponesas. E-mail: isauraconte@yahoo.com.br

Endereço para contato: Rua do Comércio, 2300. Bairro Universitário. CEP 98700 Ijuí, R/S. Telefone: 55 9923 7674

Downloads

Publicado

2011-09-06

Como Citar

Uhmann, R. I. M., & Conte, I. I. (2011). <b>Aprender e ensinar química, para quê?</b>. Educação, 36(2), 265–278. https://doi.org/10.5902/19846444918

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua