Pesquisas nas Fronteiras da Epistemologia: racionalidade e historicidade do conhecimento

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644490843

Mots-clés :

Epistemologia, Racionalidade, Historicidade

Résumé

A resenha aborda a obra “As Fronteiras da Epistemologia” de Luiz Carlos Bombassaro, destacando sua relevância para a discussão sobre a relação entre racionalidade e historicidade na produção do conhecimento, especialmente nas ciências humanas. Bombassaro argumenta que essas duas categorias não são opostas, mas interdependentes e complementares, moldando a própria condição do conhecimento. A resenha explora a análise do autor sobre as tendências analíticas e históricas na epistemologia, examinando as contribuições de autores como Popper, Kuhn, Lakatos, Habermas e outros. Enfatiza-se a importância de reconhecer a historicidade intrínseca ao conhecimento, superando as dicotomias tradicionais entre teoria e prática. A obra de Bombassaro convida a uma abordagem interdisciplinar, incorporando a hermenêutica para uma compreensão mais rica das dinâmicas do conhecimento. A resenha conclui ressaltando a relevância da obra como um referencial teórico valioso para a análise das práticas científico-educativas e para a promoção do debate crítico sobre as bases epistemológicas da educação.

Bibliographies de l'auteur-e

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e em Memória Social e Bens Culturais, da Universidade La Salle, Canoas. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação, bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq e Pesquisadora Gaúcha da FAPERGS.

Bárbara Regina da Silva Schumacher, Universidade La Salle

Mestranda em Educação pela Universidade La Salle/UNILASALLE, Canoas, Brasil. Professora de anos iniciais da rede Municipal de Esteio, atuando na Secretaria Municipal de Educação de Esteio. Especialização em Gestão Escolar - UCB/RJ, graduada em Estudos Socias - Habilitação História pela Universidade La Salle, Canoas. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Caroline Wames, Universidade La Salle

Mestranda em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle/UNILASALLE, Canoas, Brasil. Professora da educação básica no município de Novo Hamburgo. Graduada em Pedagogia (Uninter) e Pós-Graduada (Lato Sensu) em Gestão Escolar - Administração, Orientação e Supervisão pela Faculdade São Luís. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Références

BOMBASSARO, Luiz Carlos. As Fronteiras da Epistemologia: uma introdução ao problema da racionalidade e da historicidade do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1992.

CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano. O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, p. 1-16, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019193424

TREVISAN, Amarildo Luiz. O último refúgio da palavra: o desafio de escrever como gente. Escrever com alma, sentimento... “é mais do que desafio. É ato de resistência”. Claudemir Pereira [online], 8 fev. 2025.

VIERO, Catia Piccolo; CONTE, Elaine; TREVISAN, Amarildo Luiz. Filosofia da Educação a partir do Diálogo Contemporâneo entre Analíticos e Continentais. Abstracta, Niterói, v. 1, p. 92-107, 2004. DOI: https://doi.org/10.24338/abs-2004.349.

Publié-e

2025-10-07

Comment citer

Conte, E., Schumacher, B. R. da S., & Wames, C. (2025). Pesquisas nas Fronteiras da Epistemologia: racionalidade e historicidade do conhecimento. Educação, 50(1), e133/1–10. https://doi.org/10.5902/1984644490843