Pesquisas nas Fronteiras da Epistemologia: racionalidade e historicidade do conhecimento

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644490843

Parole chiave:

Epistemologia, Racionalidade, Historicidade

Abstract

A resenha aborda a obra “As Fronteiras da Epistemologia” de Luiz Carlos Bombassaro, destacando sua relevância para a discussão sobre a relação entre racionalidade e historicidade na produção do conhecimento, especialmente nas ciências humanas. Bombassaro argumenta que essas duas categorias não são opostas, mas interdependentes e complementares, moldando a própria condição do conhecimento. A resenha explora a análise do autor sobre as tendências analíticas e históricas na epistemologia, examinando as contribuições de autores como Popper, Kuhn, Lakatos, Habermas e outros. Enfatiza-se a importância de reconhecer a historicidade intrínseca ao conhecimento, superando as dicotomias tradicionais entre teoria e prática. A obra de Bombassaro convida a uma abordagem interdisciplinar, incorporando a hermenêutica para uma compreensão mais rica das dinâmicas do conhecimento. A resenha conclui ressaltando a relevância da obra como um referencial teórico valioso para a análise das práticas científico-educativas e para a promoção do debate crítico sobre as bases epistemológicas da educação.

Biografie autore

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e em Memória Social e Bens Culturais, da Universidade La Salle, Canoas. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação, bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq e Pesquisadora Gaúcha da FAPERGS.

Bárbara Regina da Silva Schumacher, Universidade La Salle

Mestranda em Educação pela Universidade La Salle/UNILASALLE, Canoas, Brasil. Professora de anos iniciais da rede Municipal de Esteio, atuando na Secretaria Municipal de Educação de Esteio. Especialização em Gestão Escolar - UCB/RJ, graduada em Estudos Socias - Habilitação História pela Universidade La Salle, Canoas. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Caroline Wames, Universidade La Salle

Mestranda em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle/UNILASALLE, Canoas, Brasil. Professora da educação básica no município de Novo Hamburgo. Graduada em Pedagogia (Uninter) e Pós-Graduada (Lato Sensu) em Gestão Escolar - Administração, Orientação e Supervisão pela Faculdade São Luís. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Riferimenti bibliografici

BOMBASSARO, Luiz Carlos. As Fronteiras da Epistemologia: uma introdução ao problema da racionalidade e da historicidade do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1992.

CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano. O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, p. 1-16, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019193424

TREVISAN, Amarildo Luiz. O último refúgio da palavra: o desafio de escrever como gente. Escrever com alma, sentimento... “é mais do que desafio. É ato de resistência”. Claudemir Pereira [online], 8 fev. 2025.

VIERO, Catia Piccolo; CONTE, Elaine; TREVISAN, Amarildo Luiz. Filosofia da Educação a partir do Diálogo Contemporâneo entre Analíticos e Continentais. Abstracta, Niterói, v. 1, p. 92-107, 2004. DOI: https://doi.org/10.24338/abs-2004.349.

Pubblicato

2025-10-07

Come citare

Conte, E., Schumacher, B. R. da S., & Wames, C. (2025). Pesquisas nas Fronteiras da Epistemologia: racionalidade e historicidade do conhecimento. Educação, 50(1), e133/1–10. https://doi.org/10.5902/1984644490843