A escola não é lugar de barriga

Auteurs-es

  • Denise Raquel Rohr Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maria Simone Vione Schwengber Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5902/198464447756

Mots-clés :

Youth, Pregnancy, Gender, Schooling.

Résumé

A escola pública e a gravidez em jovens alunas foram o tema central da dissertação de mestrado Experiências escolares de meninas-mães da periferia de Ijuí-RS, da qual este artigo é fruto. Assim sendo, discute-se neste estudo a relação das escolas públicas com as alunas gestantes ou mães, a partir da fala das equipes diretivas acerca das ações que as escolas procuram desenvolver ao se depararem com os temas da sexualidade e da gravidez no seu cotidiano. Além disso, procuram-se entender os limites e as possibilidades da escola ao defrontar-se com uma aluna gestante e da aluna ao perceber-se como uma gestante na escola. Quanto à escola, parece que é vista como um não lugar de barrigas, pois a gravidez de uma jovem aluna aponta para certo estranhamento, mesmo que invisível, entre a gestante e a escola. A pesquisa evidenciou que nenhuma das escolas possui um projeto para o ano letivo que trabalhe com as questões da sexualidade, da gravidez, mas o que acontecem são ações isoladas dentro de uma ou outra disciplina. Além disso, pode-se perceber que quando as jovens deixam de frequentar a escola, esta tenta, de várias formas, trazê-las novamente para as aulas, muitas vezes, sem sucesso.

Bibliographies de l'auteur-e

Denise Raquel Rohr, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí; Licenciada e Bacharel em Educação Física – Unijuí; professora da rede pública municipal de Ijuí-RS.

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e do Departamento de Humanidades e Educação (DHE), Curso de Educação Física da Unijuí.

Téléchargements

Publié-e

2015-09-24

Comment citer

Rohr, D. R., & Schwengber, M. S. V. (2015). A escola não é lugar de barriga. Educação, 40(3), 683–696. https://doi.org/10.5902/198464447756

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua