A escola não é lugar de barriga

Autores

  • Denise Raquel Rohr Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maria Simone Vione Schwengber Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464447756

Palavras-chave:

Youth, Pregnancy, Gender, Schooling.

Resumo

A escola pública e a gravidez em jovens alunas foram o tema central da dissertação de mestrado Experiências escolares de meninas-mães da periferia de Ijuí-RS, da qual este artigo é fruto. Assim sendo, discute-se neste estudo a relação das escolas públicas com as alunas gestantes ou mães, a partir da fala das equipes diretivas acerca das ações que as escolas procuram desenvolver ao se depararem com os temas da sexualidade e da gravidez no seu cotidiano. Além disso, procuram-se entender os limites e as possibilidades da escola ao defrontar-se com uma aluna gestante e da aluna ao perceber-se como uma gestante na escola. Quanto à escola, parece que é vista como um não lugar de barrigas, pois a gravidez de uma jovem aluna aponta para certo estranhamento, mesmo que invisível, entre a gestante e a escola. A pesquisa evidenciou que nenhuma das escolas possui um projeto para o ano letivo que trabalhe com as questões da sexualidade, da gravidez, mas o que acontecem são ações isoladas dentro de uma ou outra disciplina. Além disso, pode-se perceber que quando as jovens deixam de frequentar a escola, esta tenta, de várias formas, trazê-las novamente para as aulas, muitas vezes, sem sucesso.

Biografia do Autor

Denise Raquel Rohr, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí; Licenciada e Bacharel em Educação Física – Unijuí; professora da rede pública municipal de Ijuí-RS.

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e do Departamento de Humanidades e Educação (DHE), Curso de Educação Física da Unijuí.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Rohr, D. R., & Schwengber, M. S. V. (2015). A escola não é lugar de barriga. Educação, 40(3), 683–696. https://doi.org/10.5902/198464447756

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua