Filosofia e Ciências Humanas: uma leitura discursiva da BNCC

Auteurs-es

  • Kleber Santos Chaves Professor regente de Filosofia na Secretaria estadual de Educação da Bahia. Atualmente na vice-direção escolar do Colégio Estadual de Marcolino Moura. https://orcid.org/0000-0002-8005-1865
  • Maria de Fatima Hanaque Campos Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciencias Humanas. Rua Silveira Martins, Cabula 41150000 - Salvador, BA - Brasil Telefone: (71) 31172432 URL da Homepage: www.uneb.br https://orcid.org/0000-0002-7832-9872
  • Benedito Gonçalves Eugênio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, DFCH. Estrada do Bem Querer,km 04 Universitário 45083900 - Vitória da Conquista, BA - Brasil - Caixa-postal: 95 Telefone: (77) 34248652 URL da Homepage: http://www.uesb.br https://orcid.org/0000-0002-5781-764X

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644453128

Mots-clés :

Filosofia, Ciências Humanas, BNCC.

Résumé

Neste trabalho, aportamo-nos na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe para interpretar, de maneira discursiva, o documento de política pública instituído pelo Ministério da Educação do Brasil, que conformou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo foi analisar a posição da Filosofia no campo das Ciências Humanas, por meio de uma leitura discursiva da BNCC. Para tanto, identificamos os significados que o texto da Base Comum emprega tanto à Filosofia quanto às Ciências Humanas, relacionando tais significados para chegarmos à fase analítica. Com isso, a metodologia centrou-se em uma análise documental da BNCC e de documentos correlatos. Os resultados alcançados demonstram que existe um movimento de desvalorização das Humanas, e quase um total silenciamento da Filosofia no texto da Base Comum.

Bibliographies de l'auteur-e

Kleber Santos Chaves, Professor regente de Filosofia na Secretaria estadual de Educação da Bahia. Atualmente na vice-direção escolar do Colégio Estadual de Marcolino Moura.

Licenciado em Filosofia. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB). Professor regente de Filosofia na rede de Educação básica do Estado da Bahia (SEC/BA).

Maria de Fatima Hanaque Campos, Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciencias Humanas. Rua Silveira Martins, Cabula 41150000 - Salvador, BA - Brasil Telefone: (71) 31172432 URL da Homepage: www.uneb.br

Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Historia da Arte pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto (2004). Atualmente é professora titular B da Universidade do Estado da Bahia e atua no Curso de Licenciatura em História. Tem experiência na área de História da Arte e atua nos seguintes temas: iconografia, artistas baianos nos seculos XIX e XX, artistas viajantes no Brasil. Integra como professora colaboradora do Doutorado Multiinstitucional de Difusão do Conhecimento(DMMDC).

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, DFCH. Estrada do Bem Querer,km 04 Universitário 45083900 - Vitória da Conquista, BA - Brasil - Caixa-postal: 95 Telefone: (77) 34248652 URL da Homepage: http://www.uesb.br

Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2010), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade, do qual foi Vice-coordenador (2014-2016) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN- 2017). Foi docente do PPG Educação/UESB (2013-2014). Coordena, desde 2011, o curso de Especialização em Educação e Diversidade Étnico-cultural. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo (políticas e práticas pedagógicas para a educação básica), pesquisa, livro didático, educação das relações etnicorraciais, relações de raça e gênero na escola, políticas públicas e educação escolar quilombola.

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Publié-e

2022-08-01

Comment citer

Chaves, K. S., Campos, M. de F. H., & Eugênio, B. G. (2022). Filosofia e Ciências Humanas: uma leitura discursiva da BNCC. Educação, 47(1), e69/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644453128