Filosofia e Ciências Humanas: uma leitura discursiva da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644453128Palabras clave:
Filosofia, Ciências Humanas, BNCC.Resumen
Neste trabalho, aportamo-nos na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe para interpretar, de maneira discursiva, o documento de política pública instituído pelo Ministério da Educação do Brasil, que conformou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo foi analisar a posição da Filosofia no campo das Ciências Humanas, por meio de uma leitura discursiva da BNCC. Para tanto, identificamos os significados que o texto da Base Comum emprega tanto à Filosofia quanto às Ciências Humanas, relacionando tais significados para chegarmos à fase analítica. Com isso, a metodologia centrou-se em uma análise documental da BNCC e de documentos correlatos. Os resultados alcançados demonstram que existe um movimento de desvalorização das Humanas, e quase um total silenciamento da Filosofia no texto da Base Comum.
Citas
AGUIAR, Márcia Ângela; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. [Livro Eletrônico] Disponível em: http://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/bncc-versao-final.pdf Acesso em 04 maio 2020.
ANDRADE, Michely. A contribuição metodológica de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe para a Sociologia contemporânea. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, v.3, n.1, p. 74-91, ago.2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Planalto, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 04 mai. 2020
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017a. 58 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf Acesso em 09 abr. 2020
BRASIL. Leiº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm Acesso em: 10 Mar. 2020
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017b. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 12 ago. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular, 2018. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 09 abr. 2020
CAPES. Portal de periódicos. (plataforma online) http://www.periodicos.capes.gov.br/ Acesso em 04 maio 2020
CHERVEL, André; COMPÈRE Marie-Madeleine. As humanidades no ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 149-170, jul./dez. 1999. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27826/29598 Acesso em 09 abr. 2020
COSTA, Hugo Heleno Camilo; LOPES, Alice Casimiro. A contextualização do conhecimento no ensino médio: tentativas de controle do outro. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 143, p. 301-320, jun. 2018. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000200301&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 04 maio 2020.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2002.
GALLO, Sílvio. A filosofia como disciplina escolar. R. NESEF Fil. Ens., Curitiba, v.2, n.2, p.5 -19, fev./mai. 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54551 Acesso em 10 abr. 2020
JURACH, Ivanise. POSSANI, Taíse Neves. Análise discursiva da BNCC: Construção ou (des)construção da educação escolar pública brasileira? Fólio, Rev. de Letras, Vitória da Conquista, BA, v. 11, n. 1 p. 533-558, jan./jun. 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5147 Acesso em 04 maio 2020.
LACLAU, Ernesto. MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015a.
LACLAU, Ernesto. MOUFFE, Chantal. Pós-marxismo sem pedido de desculpa. In: LOPES, Alice Casimiro; MENDONÇA, Daniel de. A teoria do discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015b.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade e Culturas, Porto, n. 39, 2013, p. 7-23.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Alice Casimiro; MENDONÇA, Daniel de. A teoria do discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015.
LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luiza; OLIVEIRA, Gustavo Gilson. A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: Ed. UEPE, 2018.
MATOS, Júlia Silveira. Memória e História do ensino das humanidades: do nascimento do conceito de disciplinas escolares à atual ciências humanas. Momento-Diálogos em Educação, Rio Grande do Sul, v. 25, n. 2, p. 111-127, jul./dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Canal%20M%C3%ADdias/Downloads/5862-19045-1-PB.pdf Acesso em 09 abr. 2020
MENDONÇA, Daniel de. RODRIGUES, Léo Peixoto. Pós-estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre, 2.ed.: EdiPucRs, 2014.
OGLOBO. Base do ensino médio deve ser 'rejeitada'. OGLOBO, Rio de Janeiro, 02 jul. 2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/base-do-ensino-medio-deve-ser-rejeitada-diz-presidente-de-comissao-que-avalia-proposta-22845688 Acesso em 04 maio 2020.
SCIREA, Luíza. Entre discursos: aproximações e distanciamentos entre a categoria discurso da Escola de Essex e da Análise do Discurso Francesa. Anais II Simpósio Pós-estruturalismo e teoria social. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/07/ARTIGO-GT4_Bonetti-Scirea-Lu%C3%ADsa.pdf
SILVA, Monica Ribeiro da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 34, 2018. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-6982018000100301&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 04 maio 2020.
SILVA, Monica Ribeiro da. Currículo, ensino médio e BNCC: um cenário de disputas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 367-379, jul./dez. 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Canal%20M%C3%ADdias/Downloads/586-1898-1-PB.pdf Acesso em 04 maio 2020.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação (UFSM)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________