As Ciências Humanas na Base Nacional Comum Curricular: a alteridade sob a ótica da filosofia do ato responsável de Mikhail Bakhtin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644472274

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Alteridade, Mikhail Bakhtin

Resumo

Este artigo estabelece uma relação entre a abordagem do sujeito e suas relações de alteridade no âmbito das Ciências Humanas no ensino fundamental e médio presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a filosofia do ato responsável do filósofo russo Mikhail Bakhtin (1895-1975), com o intuito de debatê-los e interpretá-los sob esta perspectiva. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, utiliza-se como referência principal a obra Para uma Filosofia do Ato Responsável de Bakhtin. Inicialmente é indicado no texto da BNCC algumas questões que podem subsidiar e contextualizar o debate. Depois, são apresentados alguns conceitos de Bakhtin, para, na sequência, estabelecer um diálogo entre a BNCC e filosofia do ato responsável, indicando no documento os trechos que ratificam os argumentos utilizados. Como resultado da pesquisa, ao visualizar sob a ótica do filósofo russo as questões relacionadas à alteridade no documento da BNCC, são constatadas semelhanças e divergências na concepção de “sujeito” e “agir ético”. Por último, e levando em consideração as dimensões continentais do Brasil e a necessidade de convivência harmoniosa entre grupos que possuem diferentes sotaques, costumes e tradições, conclui-se que o debate aqui proposto é urgente e necessário.

Biografia do Autor

Ricardo Petracca, University of the State of Paraná

Professor adjunto do Centro de Música e Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus II/FAP, em Curitiba/PR e também do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  Cumpriu estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Letras - FURG. Doutor em Música (Musicologia) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Música (Processos Criativos) pela Universidade Federal do Paraná. Possui especialização em História da Música e graduação em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e também em Filosofia, pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Possui experiência na área musical (compositor, arranjador e professor), educacional (educação básica, ensino superior e pós-graduação e também gestão) e produção educativa para diferentes mídias.

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

Petracca, R. (2024). As Ciências Humanas na Base Nacional Comum Curricular: a alteridade sob a ótica da filosofia do ato responsável de Mikhail Bakhtin . Educação, 49(1), e123/1–17. https://doi.org/10.5902/1984644472274