As Ciências Humanas na Base Nacional Comum Curricular: a alteridade sob a ótica da filosofia do ato responsável de Mikhail Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644472274Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Alteridade, Mikhail BakhtinResumo
Este artigo estabelece uma relação entre a abordagem do sujeito e suas relações de alteridade no âmbito das Ciências Humanas no ensino fundamental e médio presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a filosofia do ato responsável do filósofo russo Mikhail Bakhtin (1895-1975), com o intuito de debatê-los e interpretá-los sob esta perspectiva. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, utiliza-se como referência principal a obra Para uma Filosofia do Ato Responsável de Bakhtin. Inicialmente é indicado no texto da BNCC algumas questões que podem subsidiar e contextualizar o debate. Depois, são apresentados alguns conceitos de Bakhtin, para, na sequência, estabelecer um diálogo entre a BNCC e filosofia do ato responsável, indicando no documento os trechos que ratificam os argumentos utilizados. Como resultado da pesquisa, ao visualizar sob a ótica do filósofo russo as questões relacionadas à alteridade no documento da BNCC, são constatadas semelhanças e divergências na concepção de “sujeito” e “agir ético”. Por último, e levando em consideração as dimensões continentais do Brasil e a necessidade de convivência harmoniosa entre grupos que possuem diferentes sotaques, costumes e tradições, conclui-se que o debate aqui proposto é urgente e necessário.
Referências
BAKHTIN, Mikhail Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ images/ BNCC _EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 12 out. 2019.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
BRASIL. Lei Ordinária No. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 out. 2019.
EMERSON, Caryl. Os cem primeiros anos de Mikhail Bakhtin. Rio de Janeiro: Difel, 2003.
GERALDI, João Wanderley. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M. (Org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p.11-28.
PETRACCA, Ricardo et al. Ética, estética e educação. Curitiba: Intersaberes, 2019.
SOBRAL, Adail. A filosofia primeira de Bakhtin: roteiro de leitura comentado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________