Potencialidades da iniciação científica no ensino superior para a formação docente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644442749

Mots-clés :

Iniciação Científica, Formação docente, Desenvolvimento científico

Résumé

Considerando a relevância que têm adquirido os estudos acerca da Iniciação Científica no Ensino Superior, conforme pode ser visto na literatura especializada sobre o tema, pretende-se, neste artigo, analisar sua importância para a formação docente. Em função dessa análise, também se tem a intenção de apontar as potencialidades que podem ser desenvolvidas pelos futuros docentes e comparar as situações vivenciadas pelos pesquisados. Na investigação realizada, foram entrevistados 20 professores da carreira do Magistério público federal, todos com a titulação mínima de Mestrado, e o método utilizado foi o de análise do conteúdo.  Os resultados indicaram que, dentre outras, as seguintes potencialidades: promover o domínio de métodos e técnicas de pesquisa, compreender todas as etapas de construção do conhecimento científico, preparar o futuro docente para que seja capaz de desenvolver pesquisas em nível de pós-graduação, dar segurança ao estudante de Iniciação Científica (IC) para que, ingressar no mundo do trabalho, ele possa enfrentar os desafios da sala de aula com inteligência emocional, dominando o conteúdo e compreendendo como o saber foi construído.

Bibliographies de l'auteur-e

Mayara Lopes de Freitas Lima, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC-UFRPE). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa Educometria (UFPE). Bolsista da CAPES.

Eliane Matheus Plaza, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Psicopedagogia: Clinica e Institucional. Graduada em Pedagogia. Integrante do Grupo de Pesquisa "Conhecimentos, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática" - CCPPM da Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publié-e

2021-07-31

Comment citer

Lima, M. L. de F., & Plaza, E. M. (2021). Potencialidades da iniciação científica no ensino superior para a formação docente. Educação, 46(1), e71/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644442749

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