As Políticas Afirmativas e a formação de pesquisadores: da Iniciação Científica à Pós-Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644483688

Palavras-chave:

Políticas Afirmativas, Formação de Pesquisadores, PIBIC-AF

Resumo

As barreiras do silenciamento e da invisibilidade impostas à produção científica em espaços periféricos se reproduzem na falta de representatividade de uma grande parte da população na Ciência. Pessoas de regiões periféricas, negros, quilombolas e indígenas permanecem ausentes ou invisibilizados no corpo de pesquisadores. Considerando a Iniciação Científica espaço inicial da formação de pesquisadores, esse trabalho buscou analisar as contribuições das Políticas Afirmativas, a partir do PIBIC-AF na formação inicial de pesquisadores e suas possíveis repercussões até a Pós-Graduação. Os dados dos egressos do PIBIC-AF, extraídos por meio da ferramenta ScriptLattes, dão respostas à constante hesitação quanto ao desempenho de estudantes cotistas. Observou-se uma paridade estatística entre o PIBIC e o PIBIC-AF no que se refere à conclusão da Pós-Graduação stricto sensu. Os resultados comprovam a potencialidade do PIBIC-AF, mas o detalhamento dos dados ao nível de Doutorado aponta para uma longa caminhada rumo à equidade, e encontram como obstáculos a tardança das ações afirmativas na Pós-Graduação e o parco número de bolsas destinadas ao programa.

Biografia do Autor

Luciana Rodrigues Lessa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde (Nutes-UFRJ) com estudos nas áreas de Desinformação em Saúde, Ações Afirmativas e Iniciação Científica. Possui Mestrado em Ciências Ambientais, Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas com Ênfase em Multimídias, Licenciatura em Química pela Universidade Salgado de Oliveira (2008) e Bacharelado Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é bolsista da CAPES (2021-2023). Docente da Universidade Estácio de Sá (2015- 2021), atuante nos cursos de Farmácia e Biomedicina, nas seguintes disciplinas: Farmacognosia, Farmacobotânica, Atenção Farmacêutica, Introdução à Farmácia, Epidemiologia e Estatística, Química Biológica, Química Geral, Química Orgânica e Química Analítica. Coordenou o Projeto de Extensão Farmácia Solidária (2016-2021) e orientou alunos de Iniciação Científica (2016-2021) nas áreas de toxicologia de plantas medicinais, toxicologia ambiental, descarte de medicamentos e indicadores biológicos. Atuou como farmacêutica em farmácias de manipulação, drogarias e distribuidoras de medicamentos e material médico-hospitalar (2003-2016).

Tamiris Pereira Rizzo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profissional de saúde e arte-educadora. Nutricionista pela Universidade Federal de São Paulo (2011), mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (2014) e doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021), cuja tese recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2022 na área de Ensino. Foi docente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé (2016-2017) e coordenadora do Programa Bolsa Família na Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes (2017). Afiliada à Associação Brasileira de Saúde Coletiva e a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). É integrante do Grupo de Estudos sobre Desigualdades na Educação e na Saúde (GEDES) e do Núcleo de Estudos de Gênero e Relações Étnico-Raciais na Educação Audiovisual em Ciências e Saúde (NEGRECS), ambos vinculados ao Instituto NUTES da UFRJ onde, atualmente, cursa o estágio de pós-doutorado. Atua na interface entre a Saúde e a Educação principalmente nos temas: políticas públicas; educação em saúde; formação em saúde; educação das relações étnico-raciais; nutrição social; alimentação e cultura.

Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (2009). Atuou como assessor na Presidência da República (2012-2017) nas áreas de participação social e direitos humanos. É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi diretor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (2010-2012; 2019-2021) e Pró-Reitor de Pessoal da UFRJ (2021-2023). Atualmente é Diretor de Políticas e Programas de Educação Superior da SESu/MEC. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação e cultura, educação em saúde, desigualdades, diversidade religiosa, mídia e desinformação. 

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Publicado

2024-04-12

Como Citar

Lessa, L. R., Rizzo, T. P., & Fonseca, A. B. C. da. (2024). As Políticas Afirmativas e a formação de pesquisadores: da Iniciação Científica à Pós-Graduação. Educação, 49(1), e76/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644483688