A infância e o brincar de ontem e de hoje: Uma perspectiva multidisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439447

Palavras-chave:

Brincar, Educação, Perspectiva multidisciplinar.

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar o brincar enquanto essência da criança e o brinquedo material ou materializado condutor dessa ação, envolvidos por afetos, culturas e épocas. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura com contribuições de autores da historiografia, sobre a infância; da filosofia com as percepções de Platão; da arqueologia, que identificou o brincar em achados pré-históricos, a exemplo das artes rupestres; da psicologia e as suas observações do brincar, enquanto predisposição hereditária e da sua relação com a cognição, bem como da psicanálise que, na mesma época observou no brincar conteúdos inconscientes. Para neurociência esse comportamento compreende as regiões mais antigas do cérebro (regiões subcorticais), que influenciam a estruturação das regiões neocorticais, responsáveis pela inteligência humana. O diálogo multidisciplinar amplia o olhar sobre a natureza do brincar e suas características, seus aspectos históricos e culturais, origem ancestral e envolvimento com a complexa estrutura cerebral relacionada à inteligência.

Biografia do Autor

Ana Valeria Lopes Correa Costa, Universidade de Aveiro - Portugal

Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Aveiro-Portugal, é Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT/SE), na linha Educação e Formação Docente. É professora de curso de extensão de Formação de Brinquedistas, desde 2011. Possui Formação em Terapia Breve Ericksoniana pelo Instituto Milton H. Erickson de Maceió-AL. Tem experiência na Área de Psicologia com ênfase em Psicologia Clínica. Foi supervisora voluntária do Projeto Brinquedistas na Comunidade, realizado na Clínica-Escola de Psicologia da Universidade Tiradentes, entre os anos de 2012 e 2014. Foi integrante do Grupo de Pesquisa Estudos interdisciplinares em neurociência e biotecnologia, na linha de pesquisa Neurociência cognitiva: interfaces entre a educação e psicologia (UNIT/SE), no período de abril de 2015 a abril de 2016. Foi Docente do Ensino Básico, correspondente ao atual Ensino Fundamental da Educação Básica, do quadro de Professores da Prefeitura de Petrópolis-RJ, no período de 1987 a 1997.

Cristiano de Jesus Ferronato, Universidade Tiradentes, Aracaju- Sergipe

Doutor em Educação com ênfase em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Professor PPG PLII e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT - em Aracaju, Sergipe, na linha de Educação e Formação Docente. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP. Foi Coordenador de Pesquisa da Universidade Tiradentes, no período de agosto de 2014 a outubro de 2015 desenvolvendo ações de planejamento de projetos de pesquisa e gestão de bolsas de Iniciação Científica e desenvolvimento tecnológico junto aos órgãos de Fomento: CNPq, CAPES, FAPITEC-SE. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Membro do Comitê Científico e do conselho consultivo da Editora Universitária Tiradentes - EDUNIT. Pesquisador associado aos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO-PB), HISTEDBR (GT-PB) é líder do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN). Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação, com foco especial sobre a instrução no oitocentos brasileiro. 

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Costa, A. V. L. C., & Ferronato, C. de J. (2020). A infância e o brincar de ontem e de hoje: Uma perspectiva multidisciplinar. Educação, 45(1), e81/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644439447