Escola em movimento: A aprendizagem pode “andar” por outro caminho

Autores/as

  • Heike Schmitz Universidade Federal de Sergipe (FUFSE) / Departamento de Educação (DED) / Programa da PósGraduação em Educação (PPGED) http://orcid.org/0000-0002-5291-1354
  • Danilo Silva Universidade Federal de Sergipe (FUFSE) / Departamento de Educação Física (DEF) / Programa da Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFS) http://orcid.org/0000-0003-3995-4795
  • Julian Tejada Universidade Federal de Sergipe (FUFSE) / Departamento de Psicologia (DPS) / Programa da Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PROCFIS) http://orcid.org/0000-0003-0275-3578

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464087

Palabras clave:

Aprendizagem, Ensino escolar, Movimento

Resumen

Em diferentes áreas de conhecimento científico e em diversos países, sobretudo em países desenvolvidos, a “Escola em Movimento” se tornou objeto de estudo. Este artigo objetiva apresentar diversas razões teóricas e evidências prévias que levam a recomendar a inserção de atividades físicas em sala de aula. Após uma revisão científica da literatura, considerando predominantemente estudos da Alemanha, resumimos razões a favor da integração de atividade física, oriundas da ergonomia, da fisiologia, da pedagogia da saúde, da educação para a segurança, da ecologia da escola, da teoria educacional, da vida infantil, da antropologia, da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Diferenciamos entre atividades de ensino que acompanham a aprendizagem e que facilitam a aprendizagem. A Escola em Movimento promete efeitos positivos no desenvolvimento individual, social e escolar da criança e do jovem. Parece plausível que o movimento contribui na aprendizagem. Isso se justifica teoricamente e está sendo verificado empiricamente, uma vez que o Estado do Conhecimento ainda não se apresenta conclusivo.

Biografía del autor/a

Heike Schmitz, Universidade Federal de Sergipe (FUFSE) / Departamento de Educação (DED) / Programa da PósGraduação em Educação (PPGED)

Possui graduação em Pedagogia, Ciências Políticas e Filologia Alemã pela Johannes Gutenberg Universität Mainz (Alemanha); Mestrado em Ciências Políticas pela Johannes Gutenberg Universität Mainz (Alemanha) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. É professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Departamento de Educação e no Núcleo de Pós-Graduação em Educação e é líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação, Prática pedagógica, Organização e Gestão da Educação em Unidades de ensino (APOGEU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Desenvolvimento Organizacional de Escola, Organização do Trabalho Pedagógico, Avaliação da aprendizagem. 

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Publicado

2022-11-03

Cómo citar

Schmitz, H., Silva, D., & Tejada, J. (2022). Escola em movimento: A aprendizagem pode “andar” por outro caminho . Educación, 47(1), e95/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644464087

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