O conhecimento escolar em pesquisas do Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos fundamentadas na perspectiva Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644472370

Palavras-chave:

Educação escolar, EJA, Conhecimento biológico, Estado do Conhecimento

Resumo

Este estudo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva analisar o papel atribuído aos conhecimentos escolares por investigações do ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se fundamentam na perspectiva Histórico-Cultural (HC). Recorreu-se à pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento. O Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi utilizado como banco. Foram identificadas 15 dissertações defendidas entre os anos de 2006 e 2019. Os resultados indicam a mobilização de outras vertentes teóricas (Freireana e Cognitivista) em conjunto à HC, o que reflete na compreensão da função dos conhecimentos escolares. Predomina entre as pesquisas a ideia de que eles devem estar intrinsecamente relacionados ao cotidiano dos sujeitos. Ao compreender como função precípua da escola possibilitar a apropriação dos conhecimentos científicos, defendemos a superação da cotidianidade alienada na EJA em direção a individualidade para si.

Biografia do Autor

Lucas Martins de Avelar, Universidade Federal de Goiás

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Membro da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Membro do Fórum Goiano de EJA.

Ana Santana Moreira, Universidade Federal de Goiás

Professora da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada em Física pela UFG. Membro da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Membra do Fórum Goiano de EJA.

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Coordenador da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Membro do Fórum Goiano de EJA.

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Publicado

2024-03-22

Como Citar

Avelar, L. M. de, Moreira, A. S., & Paranhos, R. de D. (2024). O conhecimento escolar em pesquisas do Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos fundamentadas na perspectiva Histórico-Cultural. Educação, 49(1), e62/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644472370