A interdisciplinaridade em cursos de Ensino Médio Integrado: previsão documental e práticas no IFMG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448533

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Ensino Médio Integrado

Resumen

A pesquisa que resultou neste artigo teve como objetivo analisar previsões documentais e aspectos práticos da interdisciplinaridade adotados nos cursos de Ensino Médio Integrado em Edificações ofertados em diferentes campi do Instituto Federal de Minas Gerais. Para isso foram adotados os métodos revisão documental e bibliográfica; análise de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC); elaboração e aplicação de questionário aos coordenadores dos cursos investigados. A revisão bibliográfica foi realizada entorno das definições e formas de implementação da interdisciplinaridade, enquanto a revisão documental teve como foco compreender os aspectos legais que delimitam as possibilidades de sua implementação. Com a análise dos PPC, concluiu-se que a interdisciplinaridade é mencionada com alguma frequência, porém sem os instrumentos para sua efetiva realização, que fica condicionada à iniciativa dos professores. Nas consultas aos coordenadores, foi possível identificar iniciativas nos campi que buscam a interdisciplinaridade, no entanto essas atividades ainda não são consolidadas. Na conclusão, foram elaboradas indicações que objetivam uma maior adoção desse método de ensino, considerando-se a realidade dos campi estudados.

Biografía del autor/a

Carolina Helena Miranda e Souza, Instituto Federal de Minas Gerais/ Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteta Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, professora no Instituto Federal de Minas Gerais desde 2014 e doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2019

Samantha Cidaley de Oliveira Moreira, Instituto Federal de Minas Gerais

Designer de Ambientes, Doutora em Design, professora no Instituto Federal de Minas Gerais desde 2016

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Publicado

2022-05-31

Cómo citar

Souza, C. H. M. e ., & Moreira, S. C. de O. . (2022). A interdisciplinaridade em cursos de Ensino Médio Integrado: previsão documental e práticas no IFMG. Educación, 47(1), e48/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644448533