Interdisciplinaridade: críticas e proposições

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488789

Parole chiave:

Interdisciplinaridade, Currículo, Disciplina, Conteúdo

Abstract

Este texto, a partir de três eixos norteadores, desiguais e complementares, apresenta um resgate histórico e uma visão crítica em relação à interdisciplinaridade, tecendo concepções que fundamentam a valorização de um ensino interdisciplinar na Educação Básica, tanto para o aperfeiçoamento da prática docente quanto para a qualificação do desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. A metodologia é de pesquisa teórica, de abordagem qualitativa e de processo documental a partir do cruzamento da historicidade sobre a interdisciplinaridade e a crítica sobre a soberania interdisciplinar para elencar os impactos e a importância desta ação no ensino e na aprendizagem. Ao término, a partir da proposição de um currículo aberto em conjunto, evidencia-se o surgimento de ações que se concentram naquilo que não é moldado ou organizado, exigindo competências e habilidades de saber, saber-fazer e saber-ser à luz das especificidades do mundo disciplinar, cogitando ações pedagógicas que ultrapassem as barreiras ainda existenciais.

Biografia autore

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Química - UPF; Especialista em TICs na Educação - FURG; Mestre em Educação Química - UFU; Doutor em Educação em Ciências - UFRGS.

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Pubblicato

2025-10-01

Come citare

Bedin, E. (2025). Interdisciplinaridade: críticas e proposições. Educação, 50(1), e129/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644488789

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