A corporeidade criança vai à escola?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442535

Palavras-chave:

Corpo, Educação, Educação Física, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo versa resultados e discussões oriundos de recortes de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar se a criança que vai à escola vivencia a corporeidade. O escrito pautou-se na abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico e objetivo descrito e, foi realizado em três escolas públicas de Uberaba-MG, tendo como sujeitos 65 crianças matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental. Foi usada a observação não participante e, para as anotações seis diários de campo. Os achados permitiram refletir sobre três pontos centrais: 1. A corporeidade criança em evidência na sala de aula - destacando as ações e atitudes dentro da sala de aula; 2. Ser criança de corpo inteiro - apontando as relações, experiências nas aulas de educação física escolar; 3. Crianças inspiradoras – tecendo reflexões sobre a existência da corporeidade criança no ambiente escolar. O estudo nos permitiu refletir que a criança vivencia sua liberdade, criação, criatividade e intersubjetividade em quase todos os momentos, tanto na sala de aula quanto nas aulas de educação física escolar. Mas, há manifestações que sinalizam tentativas de silenciar sua corporeidade.

Biografia do Autor

José Carlos dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-graduando em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-Graduando em Docência - IFMG. Professor colaborador no curso de Bacharelado em Educação Física da UFTM. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Técnico em Arte Dramática formado pela Escola Técnica de Teatro José Gomes Campos. Atualmente vem realizando pesquisas sobre: Teorias e Práticas pedagógicas em Educação Física e Esportes com ênfase em: Dança e Corporeidade; Formação Profissional em Educação Física; Educação Física e Saúde na escola; Educação Física, Inclusão Social, corpo e Educação. Pesquisador membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO, com ênfase na Teoria da Complexidade e Fenomenologia. Tem experiências nas áreas de Educação Física com ênfase em: Educação Física Escolar, Capoeira, Dança, Ginástica, Recreação, Preparação Corporal. Experiências na área de Arte Dramática: Teatro, Dança, Teatro-Musical e Expressão corporal. 

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), graduação em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação Osório Campos-RJ (1978), graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Dom Bosco (1983), mestrado em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (1985), doutorado em Educação (Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, exercendo aí as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado dessa Faculdade. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas da Educação e Educação Física, sendo ai Diretor de Faculdade e Coordenador de Mestrado. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e membro de comissões editoriais de revistas científicas da área da Educação Física e Desporto e da Educação. Já orientou 75 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado defendidas e aprovadas. Publicou mais de uma dezena de livros, alguns já com elevado número de edições, dos quais se destacam: Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI (Papirus); Coleção (4 livros) da Educação Física para a Educação Básica (Cortez); em companhia de Jorge Olímpio Bento - Homo Sportivus: o humano no homem (Casa da Educação Física).Tem experiência nas áreas da Educação e da Educação Física e Desporto, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, desporto, educação física escolar, formação profissional e pedagogia do movimento. Como base epistemológica, desenvolve trabalhos associando Educação, Educação Física e Desporto com a fenomenologia (em especial Merleau-Ponty) e com as teorias da complexidade (em especial Morin) . E líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Graduação em Educação Física e do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro ? UFTM. E Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Educação. 

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Santos, J. C. dos, & Moreira, W. W. (2020). A corporeidade criança vai à escola?. Educação, 45(1), e70/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644442535

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