A educação socioambiental como tema gerador a partir do lugar de vivência

Autores/as

  • Bruna Camila Dotto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417438

Palabras clave:

Currículo, Educação Ambiental, Ensino

Resumen

Inúmeras discussões em diferentes escalas são trazidas à tona para tentar solucionar os graves problemas sociambientais que afligem toda a humanidade. O uso inadequado dos recursos naturais traz consigo graves problemas socioambientais que atingem todos os segmentos da sociedade. A educação é uma ferramenta que têm por objetivo a invocação e a sensibilização para a mudança, mudanças de comportamentos, de atos e de relações sociais. A Educação Ambiental está inserida em diferentes espaços de aprendizagem formal e informal mas ainda é abordada com timidez. Assim, faz-se necessário que o currículo escolar seja repensado buscando desenvolver práticas pedagógicas ambientalizadas que abordem questões a partir do local de vivência do aluno. Para isso, propõem-se que a Educação Ambiental seja trabalhada como um tema gerador na perspectiva da abordagem educacional freireana.

Biografía del autor/a

Bruna Camila Dotto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada no Curso de Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Mestranda no curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Dotto, B. C. (2016). A educação socioambiental como tema gerador a partir do lugar de vivência. Educación, 41(3), 631–644. https://doi.org/10.5902/1984644417438

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.